Por Cleiton
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Em 2018, com o incêndio do Museu Nacional, muitos objetos e documentos com legado histórico foram banidos à memória fugaz dos brasileiros. Sendo assim, esse panorama exemplifica uma problemática acerca do patrimônio público, visto que esse pertence a todos cidadãos, e, por isso, deve ser mantido com integridade. Contudo, para assegurar essa condição, é necessário superar os entraves relativos à ausência de identidade nacional e à naturalização comportamental, que impedem que esses bens sejam preservados.
Primeiramente, é válido ressaltar que o patriotismo corrompido corrobora à depredação do acervo comunitário, já que esse não recebe o devido enaltecimento por parte dos habitantes. No que tange a esse comportamento, está relacionado à fase global do Imperialismo, onde a população era dependente de produtos estrangeiros, negando a capacidade brasileira de produzi-los. Ademais, é possível inferir que essa negação perdura na sociedade contemporânea, através da ausência de um sentimento nacionalista universal. Dessa maneira, conclui-se que esse cenário é estruturado a partir das profundas raízes históricas da desvalorização tupiniquim.
Outrossim, a naturalização da conduta depreciativa esculpe um empecilho para a preservação do patrimônio coletivo, já que atos pejorativos, apesar de ilícitos, são vistos com trivialidade. De acordo com Emilè Durkheim, essa situação configura-se como um Fato Social, em que indivíduos são influenciados a repetir comportamentos já observados, tornando assim, natural o descaso com os bens comunitários. Portanto, transfigura-se evidente a necessidade de mudança da percepção da população em relação a essa postura.
Destarte, torna-se premente a preservação do espólio social para vilipendiar o usufruto desse aos cidadãos. Contudo, para isso, é necessário a construção de uma sociedade patriota e com novos hábitos comportamentais, que garantam a preservação do acervo comunitário. Logo, faz-se crucial, que o Ministério da Educação, atrelado aos educandários, promovam, nas escolas, palestras e debates, entre discentes e docentes, que fomentem o sentimento nacionalista, além de posicionamentos críticos acerca de condutas despojadas referentes aos bens públicos, com o fito de provocar mudanças no intelecto das futuras gerações. Em suma, é preciso degenerar a mentalidade obsoleta da sociedade para atingir tal utopia.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

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Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

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Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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