Primordialmente, a liberdade de expressão é a maneira de demonstrar pontos de vistas diferentes, sendo direito do indivíduo que convive em sociedade. Entretanto, quando tais discursos e manifestações realizam difamações, ou apologias a crimes, configura-se como condutas antijurídicas, geralmente sendo disseminadas em aplicativos de mensagens e redes sociais. Dessa forma, segundo a ideologia de Milton Santos, a internet globalizada é um processo ilusório que proporciona a rápida comunicação entre diversos continentes, porém mostrando a perversidade e a manipulação humana. A vista disso, as redes sociais é onde usuários opinam e expõe seu livre posicionamento, dessa forma é de suma importância a educação no âmbito digital, haja vista que diversas condutas antijurídicas podem ser cometidas, gerando a censura de perfis.
Outrossim, durante a ditadura militar, o Brasil encontrava-se em uma situação de restrições à imprensa. Semelhantemente, segundo a Federação Nacional de Jornalistas (Fenaj), em 2020, o ataque a repórteres aumentou cerca de 400 casos. Portanto, tal indicador demonstra que o Brasil ainda enfrenta problemas em exercer a plena liberdade de informação jornalística, direito garantido no artigo 05 da Constituição Federal Brasileira.
Infere-se, portanto, que a Liberdade de expressão é um direito de suma importância que ganhou espaço de reconhecimento na sociedade devido aos percalços históricos. Logo, é fundamental incentivar o estudo da nossa história política, por meio de palestras, peças teatrais em escolas e espaços públicos, tendo como principal objetivo reconhecer ideais errôneos e evitando sua reincidência. Ademais, a educação digital de jovens é essencial, no intuito de orientar sobre o livre arbítrio na internet, visto que as redes sociais dão vozes para todas opiniões expostas no âmbito digital.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada