Primordialmente, é importante destacar a liberdade de expressão sendo usada para fazer apologia ao crime. Em 2013, repercutiu na internet um comentário feito pelo comediante e Youtuber Rafinha Bastos, em que ele diz o seguinte: Homem que estupra mulher feia não merece cadeia, merece um abraço. Nota-se nesse comentário o quão longe foi a liberdade de expressão do Youtuber, a ponto do próprio fazer uma apologia ao estupro. Na sociedade atual, casos como esse estão cada vez mais comuns, pelo motivo das pessoas não saberem os limites de suas opiniões. Logo, é inquestionável a discussão sobre os limites dessa liberdade, para que assim os indivíduos possam ter mais consciência sobre os seus comentários.
Outrossim, é necessário o debate a respeito das consequências da liberdade de expressão quando feita de modo incorreto.Recentemente, a blogueira Aline Araújo se suicidou após ter uma onda de comentários negativos em seu perfil no Instagram, isso ocorreu pelo fato dela ter casado consigo mesma após ser abandonada no altar pelo seu noivo. É preciso que as pessoas saibam como expressar o que pensam de modo que não atinga a dignidade do outro, haja visto que comentários maldosos causam pensamentos desagradáveis em quem os recebe, como no caso citado, que desencadeou o suicídio. Desse modo, é imprescindível que a sociedade saiba até onde deve ir o seu ponto de vista, para que assim o espaço do outro seja respeitado.
Portanto, medidas precisam ser tomadas para amenizar o problema. Logo, urge que o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) crie, por meio de verbas governamentais, programas que possam monitar a internet visando os comentários que fazem apologia a algum crime, esses programas irão identificar essas pessoas através de profissionais especializados em segurança da informação, para que assim os indivíduos possam ser punidos e a internet possa ser um local mais amistoso. Ademais, cabe a equipe do Instagram combater usuários que propagam o ódio, por meio do bloqueio de suas contas, a fim de que esses aprendam a seguir às diretrizes da comunidade. Assim, será possível seguir a Constituição de 1988 com o devido zelo.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 182
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 176
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 164
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.