Segundo o jornalista irlandês, George Bernard Shaw, “O progresso é impossível sem a mudança”, a partir desta frase é possível contextualizar a problemática do impacto que a pandemia está causando no país, uma vez que para melhorar a situação atual é preciso um esforço conjunto de toda a sociedade, não só dos governantes, mas também dos alunos e professores que são os principais responsáveis pela educação.
O fato de a sociedade ter tido de se adaptar rapidamente em um espaço de tempo curtíssimo fez que a discrepância fosse gigantesca, porque pouquíssimas parcelas da população tinham acesso e sabiam manusear as plataformas de estudo online. Além dos obstáculos relacionados à conexão de internet, são vistos ate hoje empecilhos para uma educação mais igualitária e de qualidade para todos os estudantes. Pesquisadores acreditam que o maior impacto causado pela pandemia na educação dos jovens brasileiros é o aumento da desigualdade, seja ela de médio ou longo prazo, isto se deve à discrepância do acesso aos benefícios propiciados pela internet.
Pode se afirmar, de inicio, que o impacto educacional causado pelo fechamento das escolas não é de responsabilidade dos estudantes unicamente; mesmo que alguns destes não se empenhem para que o local de estudos tenha um bom rendimento ou não tenham um bom ambiente familiar, prejudicando ainda mais o ensino; já que não são vistos muitos investimentos do poder público no espectro da educação estadual e municipal do país. Esta falta de investimentos tanto na infraestrutura quanto nos materiais disponibilizados reflete diretamente no futuro dos alunos, uma vez que os jovens são o futuro do país e são a base para uma qualidade de vida melhor.
Em virtude dos fatos mencionados, é evidente que a pandemia causou um grave estrago no sistema educacional brasileiro devido à falta de investimentos e a desigualdade evidenciada ao longo do texto. Portanto é cabido ao ministério da educação criar projetos educacionais realmente eficazes e programas que visem à inclusão dos alunos à BNCC, e ao ministério da saúde que crie medidas eficazes para a proteção dos alunos e corpo docente e controle contra a onda viral que assola o país.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 175
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 175
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.