Durante os anos 1950/1960 o cigarro era um forte símbolo de glamourização e rebeldia em meio as telas do cinema, atores como James Dean e Audrey Hepburn eram constantemente vistos juntos ao cigarro, contribuindo cada vez mais para normativa dessa prática, o que pode ser visto até hoje. Sob esse viés, Hanna Arendt propôs na sua teoria "banalidade do mal" que quando uma atitude agressiva ocorre constantemente, as pessoas param de vê-la como errada. Seguindo essa ótica, muitos adolescentes - considerados um público-alvo mais influenciável - passaram a ser fortemente instigados ao fumo.
Ademais, o incentivo da indústria do cigarro movido pelo capitalismo exacerbado é outro fator contribuinte para a problemática. Através de propagandas chamativas, a indústria busca promover o tabagismo sem se preocupar com suas consequências, dentre as quais se destacam: doenças cardiovasculares, infecções respiratórias e câncer pulmonar. Segundo pesquisas feitas pela Iecs - Instituto de pesquisa de Buenos Aires na Argentina - a indústria do tabaco chega a custar na economia e na saúde do Brasil, cerca de 92,73 bilhões, o que equivale a 1,8% total do PIB.
Perante o exposto, o Ministério da Saúde em parceria do Ministério da Educação devem buscar conscientizar nas escolas e entre outros institutos acadêmicos por meio de debates e palestras acerca das consequências que o tabagismo traz para a saúde e bem-estar dos brasileiros. Além disso, o apoio da mídia - como principal meio de comunicação e informação - é essencial para mostrar cada vez mais as mazelas do cigarro em filmes, séries e propagandas. Dessa forma o tabagismo exacerbado visto na minissérie "O Gambito da Rainha" deixará de ser retratado como comum.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.