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Por vitoriaslens
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#101000
Na minissérie "O Gambito da Rainha", é exposto o vício do cigarro pela protagonista Beth, onde a mesma chega a fumar vários cigarros por dia. Para além da obra, é evidente as mazelas que o tabagismo pode causar na sociedade, chegando a matar mais de 8 milhões de pessoas por ano. Dessa forma, as causas desse impasse estão atreladas a: normatização do fumo e o incentivo por meio da indústria do cigarro.
Durante os anos 1950/1960 o cigarro era um forte símbolo de glamourização e rebeldia em meio as telas do cinema, atores como James Dean e Audrey Hepburn eram constantemente vistos juntos ao cigarro, contribuindo cada vez mais para normativa dessa prática, o que pode ser visto até hoje. Sob esse viés, Hanna Arendt propôs na sua teoria "banalidade do mal" que quando uma atitude agressiva ocorre constantemente, as pessoas param de vê-la como errada. Seguindo essa ótica, muitos adolescentes - considerados um público-alvo mais influenciável - passaram a ser fortemente instigados ao fumo.
Ademais, o incentivo da indústria do cigarro movido pelo capitalismo exacerbado é outro fator contribuinte para a problemática. Através de propagandas chamativas, a indústria busca promover o tabagismo sem se preocupar com suas consequências, dentre as quais se destacam: doenças cardiovasculares, infecções respiratórias e câncer pulmonar. Segundo pesquisas feitas pela Iecs - Instituto de pesquisa de Buenos Aires na Argentina - a indústria do tabaco chega a custar na economia e na saúde do Brasil, cerca de 92,73 bilhões, o que equivale a 1,8% total do PIB.
Perante o exposto, o Ministério da Saúde em parceria do Ministério da Educação devem buscar conscientizar nas escolas e entre outros institutos acadêmicos por meio de debates e palestras acerca das consequências que o tabagismo traz para a saúde e bem-estar dos brasileiros. Além disso, o apoio da mídia - como principal meio de comunicação e informação - é essencial para mostrar cada vez mais as mazelas do cigarro em filmes, séries e propagandas. Dessa forma o tabagismo exacerbado visto na minissérie "O Gambito da Rainha" deixará de ser retratado como comum.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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Por camilacacto
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#103059
Oi, Vitória!!
Vou corrigir sua redação e separar por parágrafos, lembrando que não sou profissional.

P1- não utilize o termo "a mesma" ou "o mesmo" para se referir a algo que já foi dito, isso configura erro na C3, pois essa expressão não serve para retomar algo já dito, formalmente.
P1- esse "a" em "atreladas a: normatização" deveria ter crase C1
P1- "normalização" é o ato de tornar normal, mas "normatização" tem a ver com normas e regras.

P2- prefira escrever "Durante os anos de 1950 a 1960"
P2- usou muitos repertórios e não deixou claro o seu ponto de vista e argumento (C3)
P2- normatização de novo
P2/P3- sempre coloque tópico frasal no começo dos dois parágrafos de desenvolvimento, senti falta disso

P4- não colocou o objetivo da proposta C4
P5- não identifiquei o detalhamento da proposta C4
P4- recomendo colocar apenas 1 proposta de intervenção, pois vc tem mais chance de enriquecer essa proposta e tende menos ao erro.

***também recomendo que vc coloque exatamente 3 repertórios, um em cada parágrafo exceto o p4. desse modo, vc tem mais linhas para enriquecer sua argumentação e evita que sua redação vire um aglomerado de repertórios que poderiam se encaixar como o tipo textual texto expositivo C2.

***coloque conectivo entre todos os parágrafos para gabaritar a C4, e entre o máximo de períodos possíveis p gabaritar a C3 (no máximo 2 periodos sem conectivo), e se puder no meio dos períodos tb
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