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Por Luliane
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É evidente como a moderação do uso da rede digital representa um desafio para uma sociedade ignorante e corrompida como a brasileira. Nesse âmbito, vale ressaltar o descontrole da geração Z com as redes sociais e os transtornos psicológicos decorrentes do uso desenfreado da internet. Diante disso, torna-se fundamental a discussão desses aspectos, afim do pleno funcionamento da sociedade.
Nesse contexto, é válido considerar a necessidade da população em alienar-se com as mídias sociais como impulsionadora do impasse, uma vez que, tem a capacidade de provocar um alto nível dopaminérgico no cérebro, se tornando uma fuga da realidade. O livro “Nação Dopamina” aborda essa vertente, mostrando com a geração atual vive em um excesso de prazer que desregula todo o funcionamento humano, ocasionando uma série de fatores prejudiciais tanto a saúde física, como à mental.
Ademais, vê-se que, o desequilíbrio com o uso do celular tem ligação com diversos transtornos psicológicos em alta, pois antecede uma dependência que causa efeitos como depressão, ansiedade e baixa autoestima, como é relatado pela OMS que afirma que o vício, é uma doença física e psicoemocional. O filósofo Sartre afirma que “O fato social é uma maneira de agir e pensar”. Seguindo essa linha de pensamento, nota-se que o problema já tornou-se cotidiano e a população já habituou-se à ele. Assim, o vício cultural persiste no corpo social.
Portanto, medidas são necessárias para conter o avanço da problemática na sociedade brasileira. Cabe então ao governo, proporcionar à população acesso à programas culturais, ao lazer e à leitura, por meio de projetos sociais, praças públicas e bibliotecas públicas, para que assim, as pessoas tenham atividades fora das telas para realizarem. Dessa forma, melhorando a relação entre indivíduo e tecnologia e consequentemente, a qualidade de vida dos brasileiros.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

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Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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