A princípio, é importante destacar o descaso governamental como impulsionador dessa contrariedade. Nesse sentido, como defendia o ativista Nelson Mandela, a educação é a principal arma para combater qualquer problema, configurando-se como o único meio possível para a modificação da sociedade vivenciada na contemporaneidade. Dessa maneira, cabe ao Governo garantir a inclusão educacional, capaz de proporcionar o combate o estigma preconceituoso, para que aconteça uma mudança nesse canário.
Outrossim, é cabível frisar o individualismo enquanto influenciador dessa problemática. Nesse perspectiva, segundo o psicólogo Émile Durkheim, "o indivíduo só poderá agir na medida em que aprende a conhecer o contexto em que está inserido, a saber quais são suas origens e as condições de que depende." De tal forma, para retardar as consequências da exclusão do público PcN e PNE, faz-se necessário repensar o hábito individualista perpetuado na contemporaneidade, para que ocorra uma mudança nessa realidade.
Diante dos fatos citados, medidas fazem-se necessárias para modificar esse óbice. De tal modo, cabe ao Governo Federal, órgão máximo de administração do país, em parceria com o Ministério da Educação e Ministério da Saúde, criar políticas públicas que permitam a implantação de programas direcionados para o setor da educação e saúde. Desse modo, essa ação será realizada por meio do foco de verbas públicas e privadas, que garantirá a mobilização das instituições educacionais, em colaboração do IBBD, assegurando a conscientização das consequências do dualismo social, permitindo mudanças benéficas na inclusão educacional, como assegurando a Constituição de 1988.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada