Avatar do usuário
Por Miguelzin
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#100504
A constituição Federal de 1988 configura-se enquanto o documento jurídico mais importante do país, responsável por tipificar e assegurar os direitos de todos os cidadãos brasileiros. No entanto, apesar da garantia constitucional, nota-se que a presença dos desafios da educação inclusiva no Brasil, constitua-se como uma falha no princípio normativo da isonomia. Nesse contexto, é visível o estereótipo capacistista relacionado a educação voltada ao público PcD e PNE perpetuado na mídia, solidificando um cenário de descanso governamental e individualismo, que devem ser analisados para modificar essa conjuntura.
A princípio, é importante destacar o descaso governamental como impulsionador dessa contrariedade. Nesse sentido, como defendia o ativista Nelson Mandela, a educação é a principal arma para combater qualquer problema, configurando-se como o único meio possível para a modificação da sociedade vivenciada na contemporaneidade. Dessa maneira, cabe ao Governo garantir a inclusão educacional, capaz de proporcionar o combate o estigma preconceituoso, para que aconteça uma mudança nesse canário.
Outrossim, é cabível frisar o individualismo enquanto influenciador dessa problemática. Nesse perspectiva, segundo o psicólogo Émile Durkheim, "o indivíduo só poderá agir na medida em que aprende a conhecer o contexto em que está inserido, a saber quais são suas origens e as condições de que depende." De tal forma, para retardar as consequências da exclusão do público PcN e PNE, faz-se necessário repensar o hábito individualista perpetuado na contemporaneidade, para que ocorra uma mudança nessa realidade.
Diante dos fatos citados, medidas fazem-se necessárias para modificar esse óbice. De tal modo, cabe ao Governo Federal, órgão máximo de administração do país, em parceria com o Ministério da Educação e Ministério da Saúde, criar políticas públicas que permitam a implantação de programas direcionados para o setor da educação e saúde. Desse modo, essa ação será realizada por meio do foco de verbas públicas e privadas, que garantirá a mobilização das instituições educacionais, em colaboração do IBBD, assegurando a conscientização das consequências do dualismo social, permitindo mudanças benéficas na inclusão educacional, como assegurando a Constituição de 1988.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
1 Respostas 
60 Exibições
por sofias1
1 Respostas 
1035 Exibições
por Mayrita23
0 Respostas 
207 Exibições
por Ana2107
0 Respostas 
268 Exibições
por mihh07
0 Respostas 
285 Exibições
por Edemar
0 Respostas 
413 Exibições
por linsley
0 Respostas 
202 Exibições
por Kely123
0 Respostas 
258 Exibições
por sofialimaaaa
0 Respostas 
169 Exibições
por MEstrella
0 Respostas 
185 Exibições
por LiviaBeckman

besourokafka , Lyh0610 DaviHudson lais458[…]

Na efervescência cotidiana de nossa vida, n&[…]

A sociedade brasileira é muito estigmatizad[…]

De acordo com o filósofo Jean Paul Sarte, a[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM