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#39737
Consoante ao grande líder do movimento dos direitos civis dos negros, Martin Luther King, “A injustiça num lugar qualquer é uma ameaça à justiça em todo o lugar”. Análogo aos desafios do meio ambiente no Brasil que, mesmo após avanços sociais e educacionais, o cenário de iniquidade persiste e reflete na sociedade brasileira, devido ao consumo excessivo da população que causa a obsolescência programada por parte de empresas.

Em primeira análise, a utilização exagerada de certos produtos pode trazer vários danos aos indivíduos e ao meio ambiente. Ademais, “existe na população a autoilusão de que nossas ações na vida material não terão grandes consequências”, trecho do livro “Inteligência Ecológica” de Daniel Goleman. Assim, pode-se afirmar que os seres humanos são incapazes de detectar os riscos que podem causar à biodiversidade, isto porque, as indústrias nacionais enriquecem enquanto poluem a natureza. Pois, a ausência de conhecimentos sobre os itens usados é catastrófica.

Em segundo plano, é notório que quanto mais lixo eletrônico for produzido, mais prejuízos o ecossistema irá enfrentar. Além do mais, com a crise de 1929, foi adotada a estratégia da redução gradativa da qualidade de produtos, a fim de retomar o crescimento das empresas. Dessa forma, as fábricas produzem cada vez mais em um menor tempo de escala, deste modo, a obtenção de tais objetos como celulares, notebook, TVs, etc, seja mais comum em um menor intervalo de tempo. Por conseguinte, esses tipos de artefatos devem ser tratados de forma mais rígida.

Portanto, algo precisa ser feito com urgência para amenizar a questão. Logo, o Ministério do Meio Ambiente, por meio de fiscais sanitários, deve controlar a superprodução e a qualidade de produtos, e, criar campanhas para priorizar a educação ambiental nas escolas, deste modo, as pessoas serão conscientizadas para evitar agressões à natureza. Nesse sentido, o fito de tal ação é reduzir a consumação por parte do corpo social e criar políticas públicas que possam averiguar a qualidade das mercadorias de organizações. Somente assim, esse problema será gradativamente erradicado, pois, conforme Gabriel O Pensador, “Na mudança do presente a gente molda o futuro.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

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Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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