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Por Stelinha
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#79537
Reflexo da fome, pobreza e acesso limitado a educação nas comunidades carentes do Brasil, é cada vez mais comum a presença de crianças trabalhando para ajudar no sustento de casa. A baixa renda e a falta de alimentação força muitos pais colocarem seus filhos para trabalhar. Segundo dados do "IBGE" no Brasil existe mais de 5 milhões de crianças já trabalham. A maior parte delas vivem no nordeste brasileiro onde a falta de recursos básicos, acesso restrito a educação e a realidade da fome extrema influência no trabalho infantil. Os trabalhos mais comuns são em lavouras, nas ruas vendendo coisas e até mesmo se prostituição.
De acordo com o "Estatuto da Criança e do Adolescente" (ECA) até os 14 anos não se pode empregar ou sujeitar crianças a qualquer forma de trabalho e entre 14 e 17 anos só é permitido serviços de carga horária reduzida. Graças ao ECA e o Conselho Tutelar é possível garantir a direito a educação, a família e o combate do trabalho infantil. Vários resgates de crianças em situações de trabalho insalubre, escravidão, exploração sexual e fome extrema foram feitos ao longo desses anos, porém, mesmo com o esforço dessas organizações, sem a ênfase no assunto é impossível reverter essa situação, ensinando a população a denunciar é abominar o trabalho infantil.




Oie! Vocês podem corrigir pra mim? Muito obrigada! @Gi69 @eurodrigo @LariRsantos @nicolas2003 @Regi12345 @Anne24 ;)
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 40

Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta o assunto tangenciando o tema, ou demonstra domínio precário do texto dissertativo-argumentativo, com traços constantes de outros tipos textuais. Com essa pontuação, ou o texto tangencia a temática proposta, isto é, o assunto é mencionado por meio de palavras ou expressões, mas não é desenvolvido, ou se identificam muitas inadequações, com fragmentos de outros tipos textuais que não se configuram como argumentos, sinalizando desconhecimento da estrutura do texto dissertativo-argumentativo.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 40

Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. O texto não defende ponto de vista a respeito do tema proposto e/ou apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema, superficiais ou incoerentes.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 40

Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante não articula as partes do texto ou as articula de forma precária e/ou inadequada, apresentando graves e frequentes desvios de coesão textual. Na redação enquadrada neste nível, há sérios problemas na articulação das ideias e na utilização de recursos coesivos: frases fragmentadas; frase sem oração principal; períodos muito longos sem o emprego dos conectores adequados; repetição desnecessária de palavras; não utilização de elementos que se refiram a termos que apareceram anteriormente no texto.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 0

Você não atingiu os critérios definidos na Competência 5. O participante não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto.

Por Anne24
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#79545
@Stelinha
Oi, tudo bom? Aqui vai algumas dicas:

1- O texto dissertativo argumentativo é dividido em três partes, sendo elas:
Introdução: Aqui você tem que contextualizar, apresentar a tese e os argumentos que vai defender.

Desenvolvimento: Nessa parte, você deve desenvolver seus argumentos apresentados na introdução. Pode estar entre 2 e 3 parágrafos, ok?

Conclusão: Você vai apresentar uma proposta de intervenção com:
➡Agente ( Quem vai fazer)
➡Ação (O que vai fazer)
➡Meio/Modo (Como vai fazer)
➡Finalidade ( Para que vai fazer)
➡Detalhamento.



Você deve sempre iniciar uma frase após ponto com um conectivo.
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Por Stelinha
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#79546
:D ai muito obrigada @Anne24! É a primeira vez que faço redações assim, e estou escrevendo todos os dias pena que do jeito errado kkk Mas tudo bem, melhor errar treinando do que na prova. Tem 5 anos que estou fora das salas de aula e estou recomeçando a estudar de novo, pra fazer faculdade.


Valeu!! Um abração!
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Por Anne24
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#79596
@Stelinha
De nadaa, precisando só me marcar. :D
E é errando que se aprende, vai dar tudo certo! ;)
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Por nicolas2003
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#79997
Olá @Stelinha

Eu li sua redação e assim como foi dito anteriormente aqui nos comentários, o que faltou foi a estrutura de uma redação do Enem. Eu recomendo que você assista esse vídeo:



Foi por meio desse canal que eu aprendi MUITO sobre redação no Enem, com vários modelos de redação, explicações, sinônimos, argumentos, citações, etc

No mais, você seguiu uma linha boa de exposição de dados e estatísticas, apresentando o tema e embasando-o com esses fundamentos, se você conseguir passar isso para uma estrutura dissertativa-argumentativa modelo Enem, acredito que vai conseguir grandes notas!!!
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