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Segundo a Constituição Federal, todos os cidadãos têm direito a uma vida plena. No entanto, há um grande problema em relação ao direito à moradia no Brasil. Nesse viés, a falta de informações e a negligência governamental é um desafio que agrava a situação.
Em primeiro plano, a sociedade desinformada é um entrave no que tange ao problema. É lícito referenciar o filósofo grego Platão, que em sua obra "A República", narrou o intitulado "Mito da Caverna", no qual homens, acorrentados em uma caverna, viam somente sombras na parede, acreditando, portanto, que aquilo era a realidade das coisas. Nesse sentido, observa se que a sociedade é carente de informações sobre os seus direitos como cidadãos, e se sujeitam à diversos tipos de dificuldade, bem como optar por morar nas ruas, sofrendo de frio e inseguranças.
Ademais, a ausência de medidas governamentais é um desafio para a diminuição dessa questão. Segundo o pensador Thomas Hobbes, o Estado é responsável por garantir o bem-estar da população, entretanto esse pensamento não é verificado no Brasil, pois, mesmo com o grande número de pessoas em situações o Estado “fecha os olhos" para essa situação e não propõe medidas para mudar essa realidade.
Sendo assim, medidas precisam ser tomadas urgentemente para resolver essa problemática. Para isso, o Ministério da Educação – Responsável pelos assuntos referentes à educação brasileira – deve criar uma nova disciplina que informe aos jovens todos os direitos previstos na Constituição Federal, por meio de aulas dinâmicas para que venham atrair a total atenção dos estudantes, com o intuito de formar adolescentes informados. Só assim o pensamento do pensador Hobbes será verificado no Brasil.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

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Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

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Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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