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Na obra literária "São Bernardo", do escritor Graciliano Ramos, o protagonista Paulo Honório é retratado como uma clara exemplificação do capitalismo, uma vez que ele coisifica tudo e todos a sua volta em busca de lucro. Fora de ficção, percebe-se no Brasil atual a existência de um conflito entre a defesa do meio ambiente e o desenvolvimento econômico, em decorrência do sistema exemplificado por Paulo. Nesse contexto, observa-se a configuração de um problema, em virtude dos interesses econômicos e da indiferença do Governo.

Em primeiro lugar, cabe ressaltar a visão capitalista. Em 1992 no Rio de Janeiro, ocorreu uma das mais importantes conferências ambientais, a "ECO 92", que discutiu sobre a sustentabilidade, o desenvolvimento econômico que não esgota os recursos naturais. No entanto, verifica-se que no Brasil, esse desenvolvimento sustentável tem sido ofuscado pelos interesses capitalistas dos grandes agropecuaristas e indústrias, que sempre querem extrair mais do que o necessário da natureza, sem se preocuparem com a preservação dela. Ademais, essa despreocupação está ligada ao fato de a sustentabilidade limitar parte do consumo natural, e na mesma proporção, o lucro deles.

Além disso, outro ponto é o descaso governamental. A Lei da Política Nacional do Meio Ambiente de 1981, tem como objetivo principal a preservação da qualidade ambiental pela população e pelo Estado. Todavia, mesmo com a existência da Lei de 1981, percebe-se que o Governo Federal tem negligenciado suas funções, como a fiscalização, apoiando assim , de maneira indireta, práticas ilegais no manejo dos biomas brasileiros. Dessa forma, o Estado em face de desastres ambientais, como queimadas e o desmatamento, não age de modo eficiente.

Portanto, medidas são necessárias para amenizar este problema. Para que o conflito entre o desenvolvimento econômico e a defesa do meio ambiente tenha um fim, urge que o Judiciário fiscalize as ações dos grandes agropecuaristas e empresas que fazem o uso da natureza por meio de um programa eficiente de aplicação das leis ambientais existentes. Outrossim, o Ministério da Educação (MEC), deve conscientizar os estudantes sobre a importância da preservação dos biomas nacionais, por meio de debates abertos a comunidade.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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