Avatar do usuário
Por kauanGA
Quantidade de postagens
#121440
Conforme o filósofo Imannuel Kant: ”O homem é aquilo o que a educação faz dele”. Sob essa perspectiva, o ser humano é o resultado do aprendizado que recebe. Por isso, a educação é capaz de transformar o indivíduo e, consequentemente, a sociedade, uma vez que, sem ela, a sociedade não evolui e não gera empregos. Sob tal perspectiva, torna-se claro a necessidade de combater os altos índices de jovens que nem estudam, nem trabalham, comumente chamados de geração ”nem-nem”, no Brasil, dado que as consequências dessa conjunta são alarmantes, como a colaboração para a desigualdade de gênero e uma crise econômica.

A priori, cabe analisar a ineficiência educacional no que tange efetuar medidas para combater a gravidez na adolescência como fator agravante da realidade vigente, tendo em conta que as jovens brasileiras se veem imotivadas e impossibilitadas para voltar ao mercado de trabalho ou aos estudos. À vista disso, convém citar a obra cinematográfica ”Simplesmente Acontece”. Na ficção, a jovem Rosie engravida durante o último ano do colegial e logo se vê sem o apoio financeiro e emocional do pai da criança, o que acarretou longas esperas por um emprego que a ajude a sustentar sua nova família, como também, no abandono dos estudos por parte da jovem.  Fora da ficção, circunstâncias similares a da personagem são agravadas por causas externas, como a crise econômica que detém as jovens mães, principalmente as desqualificadas educacionalmente, a introduzir-se no mercado de trabalho. Deste modo, a gravidez na adolescência corrobora com os altos índices da ”geração nem-nem” e, consequentemente, o aumento da desigualdade de gênero.

Em segundo plano, torna-se mister analisar a agravação da crise econômica e social existente como consequência da realidade vigente, haja vista que a falta de jovens no mercado de trabalho e em faculdades resulta em uma série de problemas, como o declínio do mercado interno, uma vez que não haverá um grande índice de trabalhadores para comprarem. Além do que, a evasão universitária e escolar resulta na diminuição de pesquisas tecnológicas e sociais propostas pelos jovens, consequentemente, o desenvolvimento brasileiro é afetado.

Destarte, medidas têm de ser efetivadas a fim de mitigar o cenário contemporâneo. É de competência do Ministério da Educação a efetivação de medidas educativas, como palestras sobre prevenção sexual, recorrendo à  presença de médicos que discutiriam sobre o tópico, a fim de combater a gravidez da adolescência. Além disso, cabe ao Governo inserir os jovens no mercado de trabalho e em faculdades, por meio da expansão de vagas públicas e incentivo financeiro a microempresários e artistas, com proposito de diminuir as consequências da geração ”nem-nem” no setor financeiro.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Avatar do usuário
Por Hugoresend
Quantidade de postagens
#121502
Boa tarde, tudo bem? Então, vamos lá fazer uma análise do seu texto!
1- Primeiro ponto que precisamos falar é sobre seus dois argumentos citados na introdução: desigualdade de gênero e uma crise econômica. O primeiro argumento você precisaria deixar claro no seu desenvolvimento 1, porém eu não vi isso, eu percebi muito mais você falar sobre “gravidez na adolescência” do que essa desigualdade de gênero. Ah Hugo, mas o que podemos fazer então para melhor isso? Então eu te aconselharia mudar o seu primeiro argumento para “gravidez na adolescência” já que você conseguiu abordar muito bem sobre isso no primeiro paragrafo de desenvolvimento. Porém, o argumento “gravidez na adolescência” me soaria muito mais como uma causa da “geração nem-nem”, ou seja, eu estou tentando te dizer que o elevado índice de gravidez precoce, acarreta a falta de jovens tanto nas escolas como no mercado.
Seu segundo argumento está bom e ele realmente soa como uma consequência, então minha sugestão para modificar seria mais ou menos assim para não alterar muito sua autoria:

[...] Sob tal perspectiva, torna-se claro a necessidade de combater os altos índices de jovens que nem estudam, nem trabalham, comumente chamados de geração “nem-nem”, no Brasil, dado que a gravidez precoce e a crise no desenvolvimento econômico são, respectivamente, uma causa e uma consequência alarmante dessa problemática.

2- Uma segunda observação seria: você deu muito ênfase no primeiro desenvolvimento e muito pouca ênfase no segundo, então tente equilibrar mais isso, para não deixar um paragrafo muito cheio e o outro com pouquíssimas informações.

3 - Uma terceira observação é que você trouxe duas soluções, mas nenhuma foi completa, ou seja não trouxe os 5 termos detalhados. Porém isso vai muito do corretor, pois sua primeira proposta pode ser vista como completa, mas se for um corretor mais critico não. Então delimite mais qual é o seu meio, o seu agente, a ação, o detalhamento, a finalidade. Através de palavrinhas simples como “por meio...” vou refazer para você ver se não ficaria mais claro:

[...] É de competência do Ministério da Educação( agente) a efetivação de medidas educativas ( ação), POR MEIO DE palestras sobre prevenção sexual ( meio/modo), recorrendo à presença de médicos que discutiriam sobre o tópico ( detalhamento), a fim de combater a gravidez da adolescência ( finalidade)
(O QUE SERIA UMA PARTE DO SEU DETALHAMENTO, EU TRANSFORMEI NO MEIO/MODO E A PROPOSTA ASSIM JÁ FICOU COMPLETA, PERCEBE?)
Então busque usar essas palavrinha “ por meio, através”– para deixar explicito seu meio/ modo
Obs: é viável você trazer essas duas soluções, até porque são dois problemas, mas pelo menos uma das suas propostas de intervenção tem que está completa para fechar os 200 pontos, combinado? ,

5 – tente ao máximo evitar de repetir palavras no mesmo paragrafo

4- dica: se você tem dificuldade na redação, busque por argumentos mais simples de falar sobre, como, por exemplo: negligencia governamental, silenciamento da mídia, falta de estrutura educacional, falta de estrutura no mercado. Seus argumentos estão bons, é só uma dica ara facilitar mesmo na hora de escrever sobre. Na minha percepção é muito mais fácil falar mal do governo do que falar sobre uma crise econômica, percebe?


6 - dica: use operadores interparagrafos mais certeiros, aqueles que o corretor não vai implicar, como, por exemplo : ademais, além disso – quando quer dar uma ideia de complementação; por conseguinte – ideia de causa e consequência . O “destarte” na conclusão está ótimo, use sempre. Uma sugestão para os demais seria deixa-los assim:


Nesse contexto, cabe analisar a ineficiência educacional no que tange efetuar medidas para combater a gravidez na adolescência [...]

Por conseguinte, torna-se mister analisar a agravação da crise econômica e social existente como consequência da realidade [...]



Por fim, você escreve bem, competência um não é seu problema, muito poucos erros. A questão de repertorio legitimado, pertinente e produtivo também você manda bem. Só preste atenção nas observações e dicas que seu texto vai melhorar muito mais. Tenta refaze-lo e me enviar ou e marcar para a gente analisar ao pé da letra.

Tudo é questão de tempo, continue se dedicando, você vai chegar lá <3
0
Avatar do usuário
Por Hugoresend
Quantidade de postagens
#121517
Hugoresend escreveu:Boa tarde, tudo bem? Então, vamos lá fazer uma análise do seu texto!
1- Primeiro ponto que precisamos falar é sobre seus dois argumentos citados na introdução: desigualdade de gênero e uma crise econômica. O primeiro argumento você precisaria deixar claro no seu desenvolvimento 1, porém eu não vi isso, eu percebi muito mais você falar sobre “gravidez na adolescência” do que essa desigualdade de gênero. Ah Hugo, mas o que podemos fazer então para melhor isso? Então eu te aconselharia mudar o seu primeiro argumento para “gravidez na adolescência” já que você conseguiu abordar muito bem sobre isso no primeiro paragrafo de desenvolvimento. Porém, o argumento “gravidez na adolescência” me soaria muito mais como uma causa da “geração nem-nem”, ou seja, eu estou tentando te dizer que o elevado índice de gravidez precoce, acarreta a falta de jovens tanto nas escolas como no mercado.
Seu segundo argumento está bom e ele realmente soa como uma consequência, então minha sugestão para modificar seria mais ou menos assim para não alterar muito sua autoria:

[...] Sob tal perspectiva, torna-se claro a necessidade de combater os altos índices de jovens que nem estudam, nem trabalham, comumente chamados de geração “nem-nem”, no Brasil, dado que a gravidez precoce e a crise no desenvolvimento econômico são, respectivamente, uma causa e uma consequência alarmante dessa problemática.

2- Uma segunda observação seria: você deu muito ênfase no primeiro desenvolvimento e muito pouca ênfase no segundo, então tente equilibrar mais isso, para não deixar um paragrafo muito cheio e o outro com pouquíssimas informações.

3 - Uma terceira observação é que você trouxe duas soluções, mas nenhuma foi completa, ou seja não trouxe os 5 termos detalhados. Porém isso vai muito do corretor, pois sua primeira proposta pode ser vista como completa, mas se for um corretor mais critico não. Então delimite mais qual é o seu meio, o seu agente, a ação, o detalhamento, a finalidade. Através de palavrinhas simples como “por meio...” vou refazer para você ver se não ficaria mais claro:

[...] É de competência do Ministério da Educação( agente) a efetivação de medidas educativas ( ação), POR MEIO DE palestras sobre prevenção sexual ( meio/modo), recorrendo à presença de médicos que discutiriam sobre o tópico ( detalhamento), a fim de combater a gravidez da adolescência ( finalidade)
(O QUE SERIA UMA PARTE DO SEU DETALHAMENTO, EU TRANSFORMEI NO MEIO/MODO E A PROPOSTA ASSIM JÁ FICOU COMPLETA, PERCEBE?)
Então busque usar essas palavrinha “ por meio, através”– para deixar explicito seu meio/ modo
Obs: é viável você trazer essas duas soluções, até porque são dois problemas, mas pelo menos uma das suas propostas de intervenção tem que está completa para fechar os 200 pontos, combinado? ,

5 – tente ao máximo evitar de repetir palavras no mesmo paragrafo

4- dica: se você tem dificuldade na redação, busque por argumentos mais simples de falar sobre, como, por exemplo: negligencia governamental, silenciamento da mídia, falta de estrutura educacional, falta de estrutura no mercado. Seus argumentos estão bons, é só uma dica ara facilitar mesmo na hora de escrever sobre. Na minha percepção é muito mais fácil falar mal do governo do que falar sobre uma crise econômica, percebe?


6 - dica: use operadores interparagrafos mais certeiros, aqueles que o corretor não vai implicar, como, por exemplo : ademais, além disso – quando quer dar uma ideia de complementação; por conseguinte – ideia de causa e consequência . O “destarte” na conclusão está ótimo, use sempre. Uma sugestão para os demais seria deixa-los assim:


Nesse contexto, cabe analisar a ineficiência educacional no que tange efetuar medidas para combater a gravidez na adolescência [...]

Por conseguinte, torna-se mister analisar a agravação da crise econômica e social existente como consequência da realidade [...]



Por fim, você escreve bem, competência um não é seu problema, muito poucos erros. A questão de repertorio legitimado, pertinente e produtivo também você manda bem. Só preste atenção nas observações e dicas que seu texto vai melhorar muito mais. Tenta refaze-lo e me enviar ou e marcar para a gente analisar ao pé da letra.

Tudo é questão de tempo, continue se dedicando, você vai chegar lá <3
@kauanGA,
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
1 Respostas 
627 Exibições
por kauanGA
0 Respostas 
425 Exibições
por gabibgpdx
0 Respostas 
378 Exibições
por Seiiryus
0 Respostas 
140 Exibições
por juliaMenezes
0 Respostas 
123 Exibições
por Arthurblakc
0 Respostas 
199 Exibições
por Luke77
0 Respostas 
96 Exibições
por poloniato
0 Respostas 
425 Exibições
por mando
Crescimento econômico pós pandemia
por Juliafgjxfnn    - In: Outros temas
0 Respostas 
118 Exibições
por Juliafgjxfnn
Crescimento econômico pós-pandemia
por Lari987    - In: Outros temas
8 Respostas 
981 Exibições
por Felipe082
desigualdade de gênero

Segundo a Constituição Federal, prom[…]

Segundo Augusto Cury,psiquiatra e escritor brasile[…]

É previsto na Constituição Fe[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM