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Por silfbco23
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#38223
Na obra "Utopia" de Thomas More, é retratada uma civilização perfeita e alternativa, na qual não há ocorrência de desigualdade, guerra e individualismo. Tal obra, de teor arguidor, vai de encontro a uma grave anomalia social: a nova configuração brasileira de moradia. Nesse viés, a problemática persiste ligada à realidade do país, seja pela desorganização urbana, seja pela especulação imobiliária.
Primeiramente, vale destacar que a omissão do Poder Público está diretamente ligada a esse impasse. Nesse contexto, segundo John Locke, filósofo contratualista, o Estado é responsável por garantir o bem-estar social firmado por meio do pacto com o povo. De maneira análoga, percebe-se que a realidade vai de encontro à premissa do inglês, já que, mesmo com o artigo 6º da Constituição Federal garantindo a moradia como um direito social, ainda é possível ver favelas, pessoas morando nas ruas. Dessa forma, tal conjuntura incita uma maior ação do Governo.
Ademais, o processo de especulação imobiliária e o aumento da concentração de terras pela elite faz a terra se tornar inacessível para cidadãos de baixa renda. Sob tal ótica, o geógrafo Milton Santos classifica essa realidade como perversa, no sentido de que o processo valoriza o capitalismo financeiro em detrimento de direitos básicos.
Portanto, o Governo, instância máxima do poder público, por meio de fiscalizações em obras relacionadas a periferia, deve intensificar a asseguração de que serão concluídas com a finalidade de minimizar as pessoas que tiveram seu direito negado. Junto ao Estado, governadores devem, por meio de verbas estatais, ampliar programas como "Minha Casa, Minha Vida", com o intuito de mitigar ainda mais a problemática.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por jheromagnoli
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#41400
Bom dia! :D

Não tenho muito o que falar da sua redação, acredito que você está no caminho certo.
A estrutura está correta e fez o uso de conectivos direitinho.
A introdução está boa, o desenvolvimento apresenta argumentação e a conclusão respondeu a problemática com agente, ação, meio e finalidade; mas acredito que faltou o detalhamento.
Eu só completaria "Governo Federal" na conclusão.

Esperto ter ajudado! ;)

Pode me marcar nos comentários da redação que tento ajudar s2 || ENEM & Concurso Público
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