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Por Naomiii
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A invisibilidade tem feito parte do Brasil, sendo que a região Sudeste é abundante de pessoas sem registro de nascimento. Jorge amado ao escrever o livro Capitães de areia alerta os leitores sobre a exclusão e a desigualdade que quatro meninos sofriam e eram vistos pela sociedade como "ninguém". Através disso, percebe-se que há tanto nas regiões carentes do país como também nas regiões ricas.
No final do século XX, uma lei tornou o registro de nascimento gratuito no Brasil,mesmo assim,o fato não é apenas pela dificuldade financeira em custear-lo, mas por outros motivos também como falta de acesso para se registrar, informação sobre a importância de registrar-se, etc. Com a pandemia da Covid-19 tem agravado ainda mais o quadro de fazer essa documentação, devido ao alto contágio,medo e o isolamento, desencadeando assim uma antiga epidemia nacional: a da invisibilidade.
Consequentemente,a falta dessa certidão de nascimento tem excluído e prejudicado na busca pelos direitos básicos, benefícios sociais,uma boa educação de ensino para uma criança, acesso a saúde como vacinas, exames,etc, já que a apresentação desse documento é obrigatório. Com isso deixam os indivíduos á margem da exclusão e da desigualdade tanto para o estado como para a sociedade oficialmente.
Portanto, visto que o apagão dessas pessoas pela falta da documentação causa um impacto na vida desses sujeitos, lutam pela igualdade de garantir uma vida melhor,um acesso a cidadania no Brasil, sentimento de pertencimento na sociedade, deve ser feito um ponto de atendimento indo no lar deles para realizar-lo,o governo desenvolver projetos para conscientizar os cidadãos sobre esse apagão desses indivíduos da sociedade e informar sobre a importância de registrar-se.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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