• Avatar do usuário
#82497
Durante a Revolução Industrial, ocorrida no século XVIII, crianças e adolescentes sofriam maus tratos nas fábricas em que trabalhavam. De maneira análoga a isso, o Brasil conta com casos semelhantes de violência física contra menores, sendo seu combate Insuficiente. Nesse prisma, destacam-se dois aspectos: o silenciamento do problema e a Insuficiência legislativa.

Em primeira análise, é possível notar o pequeno número de denúncias, o que aumenta a incidência de casos. Diante disso, de acordo com o ativista político Martin Luther King, "Quem acelta o mal sem protestar, coopera com ele. Sendo assim, o silenciamento do problema incentiva a prática de violência contra crianças na sociedade.

Ademais, é evidente a insuficiência da lei em relação às consequências do ato. Segundo pesquisas feitas pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), entre janeiro de 2010 e agosto de 2020, aproximadamente 103 mil jovens de até 19 anos morreram por agressões físicas no Brasil. Destarte, apesar de sua existência, a "Lei da Palmada" por si só não garante a segurança de incapazes em relação à violência doméstica, sendo ineficaz.

Contata-se, portanto, que é necessário a adoção de medidas que ampliem o combate às hostilidades contra crianças brasileiras. Cabe, então, ao Ministério da Mulher, Família e dos Direitos Humanos, promover penas aos agressores e apolo às vítimas, por meio de diretrizes aprovadas pelo Congresso Nacional, a fim de garantir a Integridade dos jovens violentados. Desse modo, os casos ocorridos durante o século XVIII não se repetirão com frequência na contemporaneidade.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Redação ENEM 2021

chicao KarllaViit EuDavila Eumesmaoxi Ped[…]

Olá, alguém poderia corrigir? 😊 @An[…]

Na novela Avenida Brasil, é visto um exempl[…]

Você poderia dar uma nota para minha reda&cc[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM