• Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
#63861
No episódio chamado "Odiados pela nação'' da série televisiva Black Mirror, é possível observar um cenário antagônico onde uma jornalista chamada Jo Powers e um rapper chamado Tusk foram encontrados sem vida após serem severamente criticados em suas redes sociais. Powers e Tusk se envolveram em diferentes escândalos envolvendo suas opiniões e mau trato a uma fã por parte do rapper. Após os ocorridos, ambos foram criticados por todo o país, desse modo gerando uma grande onda de ódio das redes sociais. Ao alinhar esse cenário com a sociedade hodierna é possível presenciar tal comportamento agressivo no meio virtual, visto que a intolerãncia e o discurso de ódio são problemáticas cada vez mais presentes na sociedade.

Precipuamente, é fulcral pontuar que as principais causas desses respectivos acontecimentos são as disparidades de opiniões e a falta de empatia nas relações sociais. Infortunadamente, tornou-se ordinário ver indivíduos incitando discursos de cunho violento àqueles que discordam de seus princípios. Essa situação é explicada pelo sociólogo alemão Georg Simmel com o termo ''atitude blasé'', que caracteriza-se pela naturalização dos problemas sociais por parte do ser humano. O número de palavras ofensivas presentes nas discursões virtuais dispararam principalmente no período eleitoral, onde estudos apontam que 84% das menções possuiam abordagem negativa.

Em segundo plano, é possível observar a chamada ''Modernidade Líquida'' proposta pelo sociólogo polonês Zygmunt Bauman, a qual se caracteriza pela fragilidade das relações econõmicas e sociais na contemporaneidade. Nas principais redes sociais usadas pela população ativa nesse meio, é possível presenciar inúmeros ataques direcionados as pessoas, seja pela sua condição social, opinião política e outros fatores.

Em suma, é primordial que o Estado e a população tomem as devidas providências para atenuar o quadro atual. Entretanto, urge que o Ministério da ciência, tecnologia e inovação (MCTI) juntamente com o Ministério da educação (MEC) criem campanhas publicitárias socioeducativas, por meio de verba governamental, para que advirtam os usuários sobre o perigo da alienação e do discurso de ódio. Dessa maneira, sugerindo aos mesmos o hábito de respeitar o próximo, dessarte, promovendo um ambiente saudável, para assim, combatermos a intolerância como presente na série Black Mirror.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

#63912
No episódio chamado "Odiados pela nação'' da série televisiva Black Mirror, é possível observar um cenário antagônico onde uma jornalista chamada Jo Powers e um rapper chamado Tusk foram encontrados sem vida após serem severamente criticados em suas redes sociais. [faltou conectivo] Powers e Tusk se envolveram em diferentes escândalos envolvendo < invista em sinônimos] suas opiniões e mau trato a uma fã por parte do rapper. Após os ocorridos, ambos foram criticados por todo o país, desse modo gerando uma grande onda de ódio das redes sociais. Ao alinhar esse cenário com a sociedade hodierna é possível presenciar tal comportamento agressivo no meio virtual, visto que a intolerância e o discurso de ódio são problemáticas cada vez mais presentes na sociedade.
* Resumir mais a contextualização, ser mais objetivo. A problematização foi rápida e não apresentou bem a tese

Precipuamente, é fulcral pontuar que as principais causas desses respectivos acontecimentos são as disparidades de opiniões e a falta de empatia nas relações sociais. Infortunadamente, tornou-se ordinário ver indivíduos incitando discursos de cunho violento àqueles que discordam de seus princípios. Essa situação é explicada pelo sociólogo alemão Georg Simmel com o termo ''atitude blasé'', que caracteriza-se pela naturalização dos problemas sociais por parte do ser humano. [faltou conectivo] O número de palavras ofensivas presentes nas discursões virtuais dispararam principalmente no período eleitoral, onde estudos apontam que 84% das menções possuíam abordagem negativa. < no lugar de apresentar outro repertório, deveria ter arrematado o parágrafo]

Em segundo plano, [faltou apresentar o argumento primeiro] é possível observar a chamada ''Modernidade Líquida'' proposta pelo sociólogo polonês Zygmunt Bauman, a qual se caracteriza pela fragilidade das relações econômicas e sociais na contemporaneidade. [faltou conectivo] Nas principais redes sociais usadas pela população ativa nesse meio, é possível presenciar inúmeros ataques direcionados as pessoas, seja pela sua condição social, opinião política e outros fatores < evite, só exemplifique o que sabe] [faltou arrematação]
* Melhorar argumentação


Em suma, é primordial que o Estado e a população tomem as devidas providências para atenuar o quadro atual. [melhorar conectivo > Entretanto, urge que o Ministério da ciência, tecnologia e inovação (MCTI) juntamente com o Ministério da educação (MEC) criem campanhas publicitárias socioeducativas, por meio de verba governamental, para que advirtam os usuários sobre o perigo da alienação e do discurso de ódio. Dessa maneira, sugerindo aos mesmos o hábito de respeitar o próximo. Dessarte, promovendo um ambiente saudável, para assim, combatermos < não se usa 1ª pessoa] a intolerância como presente na série Black Mirror.
* Não foque em conscientização, traga uma ação mais técnica junto dela, mas não fique na conscientização somente

Desemprego. Falência. Fome. Estas palavras d[…]

Desemprego. Falência. Fome. Estas palavras d[…]

A constituição Federal de 1988,docum[…]

No Brasil, cerca de 14 (quatorze) milhões d[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM