• Avatar do usuário
Avatar do usuário
Por Ubert09
#74966
Tema: Corrupção
No Brasil já houveram vários movimentos políticos, por exemplo o diretas já, que tinha como principal objetivo a volta do voto direto para presidência do Brasil na época da ditadura militar. E no ano de 1985 chegou ao fim a ditadura, e José Sarney assumiu pois o presidente Trancredo Neves morreu antes de tomar posse. Quatro anos depois o presidente votado foi Fernando Collor, porém o mandato de Collor ficou marcada por uma série de denúncias de corrupção, o movimento caras pintadas e o famoso "fora Collor" foram os principais motivos para o presidente Fernando, renunciar a presidência.
Um país que lutou tanto para adquirir novamente a democracia na era Vargas, ter direito ao voto, que canta no hino "um povo heróico o brado retumbante", que estampou em sua bandeira "ordem e pregresso", que lutou contra na corrupção no mandato de Fernando Collor, vem sofrendo um retrocesso enorme, atos de corrupção são comuns no Brasil, onde as leis são frouxas para quem comete esse crime hediondo. Os governantes que deveriam representar o povo acabam se envolvendo em escândalos, afetando o bem-estar do cidadão, a corrupção também gera diversos problemas econômicos, além de aumentar a desigualdade social.
A falta de punição, os problemas nas fiscalizações e as leis ineficazes lentas e desiguais são os principais motivos para que a corrupção venha crescendo tanto no país. E escândalos como o caso da Odebrecht e operação lava jato que tem mais uma centena condenadas, e uma boa parte políticos que são investigados, nesse caso. Políticos e mais políticos envolvidos, porém muitos não sofrem com as consequências, porque por conta do seu poder eles têm o famoso, foro privilegiado e vários outros recursos que eles vão usando, até que as investigações na qual são citados sejam arquivadas, ou seja eles não sofrem punição muitos não chegam nem a perder mandato e ficar inelegíveis. Quando o caso é arquivado e eles não sofrem nada acabam voltando a se candidatar ao cargo de representantes dos cidadões, de presidente ao vereador eles sempre voltam e fazem o mesmo. A frase de Renato Augusto, "Ladrão julgando ladrão, 500 anos de corrupção" representar bem o atual momento, como podemos falar um país o que a corrupção existe faz tempo, e mesmo durante anos e anos não mudou nada e para piorar, quem deveria julgar, é corrupto.
Levando em conta o que foi apresentado, entende-se que o Brasil é um país que a corrupção vem crescendo, que o próprio juiz é corrupto, mas o quê eles devem fazer para acabar com isso? A corrupção nada mais é que a falta de ética dos envolvidos, na questão política continua sendo a mesma coisa, e é essencial investir para que os políticos mantenham a ética, e façam o trabalho no qual eles foram votados para fazer que é representar o povo e não afetar o bem-estar do cidadão, além disso aumentar a fiscalização, produzir leis eficientes e igualitárias, diminuir os recursos usados pelos políticos e punir adequadamente cada um que cometer esse crimes hediondos, pois nenhum brasileiro merece um representante corrupto, cujo deveria ser chamado de ladrão e não de político.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

São muitos os casos de impunidade do sistem[…]

Bom dia pessoal, JoaoPedro72 , muito obrigado p[…]

Agora que lembrei que não é poss&iac[…]

Esquecimento histórico

A Constituição Federal de 1988, docu[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM