Avatar do usuário
Por francis
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#2435
descomplica.com.br escreveu:
Educar para consumir

A revolução industrial foi marcada pela excedente produção. Desde então, a lógica capitalista é aumentar o poder de consumo da população, estimulando a forma de gastar dos indivíduos. Além disso, com os avanços tecnológicos e dos meios de comunicação, surge o fenômeno da globalização e, com ele, a propaganda, principal responsável pelo consumo exagerado. No entanto, estimular o consumo, sem conscientizar os consumidores, tem acarretado diversos problemas sociais e ambientais.

Em primeiro lugar, é importante ressaltar os impactos da propaganda na desigualdade social. Um dos fatores que contribuíram para o aumento do consumo foi a ascensão da classe C. Muitas dessas pessoas, que antes viviam marginalizadas, compram exageradamente, a fim de minimizarem a exclusão. Como a mídia e a propaganda são responsáveis por impor um padrão vida, boa parte da população gasta mais do que pode para se enquadrar nos moldes de uma sociedade dita perfeita. Entretanto, deve ser levado em consideração, também, o fato de o âmbito da publicidade gerar empregos em diversas áreas, dando, assim, oportunidades a muitas pessoas.

Ademais, é imprescindível destacar os impactos ambientais causados pelo consumo exagerado incitado pela propaganda. O fenômeno chamado obsolescência programada consiste na prática de alguns produtores de desenvolver produtos com vida útil inferior à permitida pela tecnologia, motivando, assim, os consumidores a comprarem um novo modelo em pouco tempo. A propaganda tem papel fundamental nesse fenômeno, pois faz com que o indivíduo queira adquirir um novo produto, mesmo que não precise. Essa troca aumenta a produção de lixo, principalmente eletrônico. Além disso, o estímulo de produção gera mais gastos de energia e emissão de gases poluentes.

Fica claro, portanto, que o consumo é um hábito enraizado. Mesmo que a publicidade tenha aspectos positivos, é preciso educar a sociedade quanto à questão do consumismo. Cabe à família controlar os gastos dos seus filhos desde cedo, não dando a eles o que não for necessário. A reciclagem e as orientações sobre os hábitos de consumo devem ser introduzidas na vida escolar, assim como o governo deve investir mais em pesquisas sobre desenvolvimento sustentável e, em parceria com a mídia, trabalhar a ideia de compra responsável, de forma que não haja desperdícios. Dessa maneira, minimizaremos os problemas sociais e ambientais.

Experimente corrigir uma redação para ver como você aprenderá MUITO mais...
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
Os impactos da propaganda no Brasil.
por Pxvesq    - In: Outros temas
3 Respostas 
186 Exibições
por Pxvesq
1 Respostas 
32 Exibições
por Felpz
+1000 REPERTÓRIOS PARA O ENEM 2023
por Katsmoking    - In: Grupo de Estudos
1 Respostas 
356 Exibições
por celinessz
0 Respostas 
67 Exibições
por Jupiterceci
1 Respostas 
101 Exibições
por NEOX2005
1 Respostas 
100 Exibições
por Amably2Sousa
0 Respostas 
59 Exibições
por pedroh0320
0 Respostas 
63 Exibições
por Ozaias
0 Respostas 
54 Exibições
por kauaaraujo
0 Respostas 
230 Exibições
por Jaciarasil
meio ambiente de belágua

Olá, renata03! Obrigado por enviar seu text[…]

Olá, irissumie! Obrigado por enviar seu te[…]

Segunda redação

Nicky7 , fluttershy lais458 Deivson123 Max[…]

Olá, Silvest! Obrigado por enviar sua reda&[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM