Deve-se enaltecer, de início, a falta de medidas governamentais para combater a evasão escolar. A esse respeito, John Locke, filósofo contratualista, desenvolveu o conceito de “contrato social”, segundo o qual o Estado deve garantir os direitos naturais dos cidadãos. Entretanto, percebe-se uma violação desse “contrato” na atual conjuntura brasileira, tendo em vista a carência de investimentos nos jovens e adolescentes das camadas mais pobres da sociedade, o que acarreta o abandono escolar para, na maioria das vezes, irem em busca de trabalho e conseguirem sobreviver. Nessa perspectiva, para o cumprimento da teoria de Locke e mudança desse cenário atual, faz-se imprescindível uma intervenção estatal.
Ademais, é igualmente preciso apontar o transporte escolar inadequado como outro fator que contribui para a manutenção da saída permanente dos estudantes das salas de aula. Posto isso, segundo dados do INEP no ano de 2018, entre 9 e 10 milhões de estudantes utilizam veículos escolares, o que evidencia a importância dos mesmos para a educação no Brasil. Contudo, nota-se, hodiernamente, um transporte estudantil impróprio, marcado pela superlotação, falte de higiene e, em muitos casos, pela ausência de tal meio de locomoção, fazendo com que os estudantes enfrentem muitas dificuldades e deixem o âmbito educacional. Logo, é inadmissível que, em pleno terceiro milênio, tal problemática continue a se manifestar, violando o que é exigido constitucionalmente.
Depreende-se, portanto, a necessidade de medidas capazes de mitigar a evasão escolar. Nesse sentido, o Ministério da Educação — órgão responsável pelos assuntos relacionados à educação — deve, por meio do uso de recursos obtidos pela arrecadação de impostos, oferecer bolsas de auxílio aos estudantes carentes, com o intuito de proporcionar, aos discentes, uma melhor qualidade de vida, promovendo a permanência na escola. Assim, será possível a construção de uma sociedade permeada pela efetivação dos elementos elencados na magna carta.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.