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Por Alexsandro
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#84981
A Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 6°, o direito à educação como inerente a todo cidadão brasileiro. Todavia, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática quando se observa a evasão escolar, dificultando, deste modo, a universalização desse direito social tão importante. Diante dessa perspectiva, faz-se imperiosa a análise da negligência do Estado e o transporte escolar inadequado.

Deve-se enaltecer, de início, a falta de medidas governamentais para combater a evasão escolar. A esse respeito, John Locke, filósofo contratualista, desenvolveu o conceito de “contrato social”, segundo o qual o Estado deve garantir os direitos naturais dos cidadãos. Entretanto, percebe-se uma violação desse “contrato” na atual conjuntura brasileira, tendo em vista a carência de investimentos nos jovens e adolescentes das camadas mais pobres da sociedade, o que acarreta o abandono escolar para, na maioria das vezes, irem em busca de trabalho e conseguirem sobreviver. Nessa perspectiva, para o cumprimento da teoria de Locke e mudança desse cenário atual, faz-se imprescindível uma intervenção estatal.

Ademais, é igualmente preciso apontar o transporte escolar inadequado como outro fator que contribui para a manutenção da saída permanente dos estudantes das salas de aula. Posto isso, segundo dados do INEP no ano de 2018, entre 9 e 10 milhões de estudantes utilizam veículos escolares, o que evidencia a importância dos mesmos para a educação no Brasil. Contudo, nota-se, hodiernamente, um transporte estudantil impróprio, marcado pela superlotação, falte de higiene e, em muitos casos, pela ausência de tal meio de locomoção, fazendo com que os estudantes enfrentem muitas dificuldades e deixem o âmbito educacional. Logo, é inadmissível que, em pleno terceiro milênio, tal problemática continue a se manifestar, violando o que é exigido constitucionalmente.

Depreende-se, portanto, a necessidade de medidas capazes de mitigar a evasão escolar. Nesse sentido, o Ministério da Educação — órgão responsável pelos assuntos relacionados à educação — deve, por meio do uso de recursos obtidos pela arrecadação de impostos, oferecer bolsas de auxílio aos estudantes carentes, com o intuito de proporcionar, aos discentes, uma melhor qualidade de vida, promovendo a permanência na escola. Assim, será possível a construção de uma sociedade permeada pela efetivação dos elementos elencados na magna carta.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por Alexsandro
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#85015
@Mylike, @eurodrigo, @JoaoPedro72, @Eudavila.
Olá, pessoal. Se possível, poderiam corrigir minha redação? Muito obrigado.
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Por JoaoPedro72
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#85016
Olá!

Li sua redação e ela ficou excelente em vários aspectos, apenas observei que, na sua Conclusão, você não fez uma proposta para mitigar a segunda tese, isto é, o transporte escolar inadequado. Isso, pois, é uma falha no projeto de texto.

De resto, ela está, estruturalmente e ortograficamente, bem feita. Um abraço!

Imagine uma vaca. Uma pessoa com uma mente ruim irá matá-la para comer carne. Uma pessoa com uma mente boa pegará o leite da vaca, venderá esse leite e comprará mais vacas para gerar mais leite. Não se contente com pouco, busque sempre elevar o seu nível!
0
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Por Alexsandro
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#85017
JoaoPedro72 escreveu:Olá!

Li sua redação e ela ficou excelente em vários aspectos, apenas observei que, na sua Conclusão, você não fez uma proposta para mitigar a segunda tese, isto é, o transporte escolar inadequado. Isso, pois, é uma falha no projeto de texto.

De resto, ela está, estruturalmente e ortograficamente, bem feita. Um abraço!
Olá.
Muito obrigado pela correção!
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Por JoaoPedro72
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#85031
Alexsandro escreveu:
JoaoPedro72 escreveu:Olá!

Li sua redação e ela ficou excelente em vários aspectos, apenas observei que, na sua Conclusão, você não fez uma proposta para mitigar a segunda tese, isto é, o transporte escolar inadequado. Isso, pois, é uma falha no projeto de texto.

De resto, ela está, estruturalmente e ortograficamente, bem feita. Um abraço!
Olá.
Muito obrigado pela correção!
Por nada! :D

Imagine uma vaca. Uma pessoa com uma mente ruim irá matá-la para comer carne. Uma pessoa com uma mente boa pegará o leite da vaca, venderá esse leite e comprará mais vacas para gerar mais leite. Não se contente com pouco, busque sempre elevar o seu nível!
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Por anaclaradll
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#85231
Oi, tudo bem? Primeiramente quero te parabenizar pela redação, que ao meu ver, está ótima. Estou sujeita a erros na correção, então já peço desculpas de antemão, mas vou deixar aqui minhas observações a fim de te ajudar.

Acredito que o uso excessivo de palavras "difíceis" pode prejudicar teu texto, pois deixa ele um pouco engessado, não parecendo que foi feito por um jovem do ensino médio, sabe? Só sugiro tomar cuidado pra não tornar excessivo.
Outra coisa, não notei um repertório muito diverso, apesar de muito intelectual não há demonstração de conhecimento de áreas diversas, mas sim da mesma vertente. E minha última observação diz respeito à proposta de intervenção, que na minha percepção, não fez muito sentido. Promover bolsas de estudo vai resolver a evasão escolar, se a mesma já está ocorrendo nas escolas públicas, que já são de graça? Além disso você não promoveu uma resolução para o problema citado em relação ao transporte.

Fora essas pequenas coisas, tá tudo impecável. Continue assim!

Lembre-se sempre: uma nota não te define. Força e siga em frente. Estamos juntos nessa!
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Por Alexsandro
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#85401
anaclaradll escreveu:Oi, tudo bem? Primeiramente quero te parabenizar pela redação, que ao meu ver, está ótima. Estou sujeita a erros na correção, então já peço desculpas de antemão, mas vou deixar aqui minhas observações a fim de te ajudar.

Acredito que o uso excessivo de palavras "difíceis" pode prejudicar teu texto, pois deixa ele um pouco engessado, não parecendo que foi feito por um jovem do ensino médio, sabe? Só sugiro tomar cuidado pra não tornar excessivo.
Outra coisa, não notei um repertório muito diverso, apesar de muito intelectual não há demonstração de conhecimento de áreas diversas, mas sim da mesma vertente. E minha última observação diz respeito à proposta de intervenção, que na minha percepção, não fez muito sentido. Promover bolsas de estudo vai resolver a evasão escolar, se a mesma já está ocorrendo nas escolas públicas, que já são de graça? Além disso você não promoveu uma resolução para o problema citado em relação ao transporte.

Fora essas pequenas coisas, tá tudo impecável. Continue assim!
Olá.
Obrigado pela correção!
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