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Por mins
#42979
Obstáculos da educação brasileira.

É de conhecimento geral que abandonar a escola é uma realidade que está presente na vida de muitas crianças e adolescentes, em sua maioria marginalizados. O problema se manifesta ainda mais no Brasil, que possui a terceira maior taxa de evasão escolar do mundo, devido a essa realidade, muitos alunos não concluem o ensino médio, e às vezes não conseguem ingressar no mercado de trabalho.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística(IBGE), em 2020, das cinquenta milhões de pessoas entre 14 a 29 anos, vinte por cento delas não concluíram o ensino fundamental. Pode-se ressaltar também, que o período em que há maior ocorrência de evasão escolar é o primeiro ano do ensino médio.
Esses dados refletem a enorme desigualdade socioeconômica que permanece no Brasil, os principais motivos do abandono da escola são a distância, pobreza, ausência de adultos que levem a criança até a escola, falta de interesse, necessidade de trabalho, entre outros. Essa dificuldade que assola a educação e a taxa de emprego do país, é adversa ao Estatuto da Criança e do Adolescente, que garante o ensino escolar um direto do jovem.
Em suma, para resolver esse impasse é de extrema importância que o Ministério da Educação reavalie a metodologia e a proposta pedagógica do ensino público, com a finalidade de reverter a falta de interesse desses alunos. A tecnologia também se faz necessária nessa questão, o ensino de EAD já está se mostrando útil durante a pandemia, entretanto medidas devem ser tomadas quanto ao acesso da internet em periferias e comunidades, logo a ação do governo é fundamental neste processo. Com isso a educação será acessível a todos e a taxa de evasão escolar brasileira irá reduzir.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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