Por Anne24
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No conto infantil "Cinderela", a protagonista é obrigada pela sua madrasta a fazer todos os trabalhos domésticos. A história infantil tem um final feliz, todavia, ao analisar seu conteúdo é possível observar traços de uma antiga "chaga" que persiste na contemporaneidade brasileira: o trabalho infantil. Desse modo, a erradicação do trabalho infantil é dificultada devido à situação de extrema pobreza e provoca danos psicológicos irreversíveis as crianças e adolescentes.



Diante desse cenário, a exploração do trabalho infantil sucede em virtude da pobreza extrema que tais crianças enfrentam. Sob esse viés, o Estatuto da Criança e do Adolescente prevê a proteção contra o trabalho de meninos e meninas menores de 16 anos. Entretanto, essa prerrogativa não é efetivada, visto que, por causa da vulnerabilidade e desigualdade social que se encontram, crianças ainda jovens necessitam trabalhar para ajudar na renda de casa. Esse quadro mostra que, enquanto o governo não se mobilizar, na prática, fornecendo auxílios para retirá-los da pobreza, a infância sempre estará sujeita ao trabalho forçado.



Ademais, o labor infante traz danos psicológicos irreversíveis as crianças e adolescentes. Nesse sentido, o sociólogo Jonathan Hannay afirma que o trabalho infantil afeta o desenvolvimento psicológico da criança para o resto da vida. Em razão do trabalho forçado, as crianças perdem seus direitos de brincar, e esse ato tem papel importante na formação da psique do ser humano, e por isso, muitas desses indivíduos têm dificuldades de se relacionarem com as demais pessoas quando adultos e estão propensos à baixa autoestima ou depressão. Logo, é fundamental reverter esse óbice.



Depreende-se, portanto, que o trabalho infantil é um problema vigente e necessita ser suprimido da realidade brasileira. Por isso, cabe às escolas identificar casos de ofício pueril, por meio da capacitação dos profissionais da educação, bem como o Poder Executivo - órgão responsável por administrar os interesses públicos - deve viabilizar auxílios que diminuam a extensão da pobreza dessas crianças, com o fito de erradicar a laboração infantil no Brasil. Dessa forma, as crianças não serão marcadas pela exploração do trabalho, como a personagem Cinderela.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Por Jotaveh
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#79945
Olá, primeiramente, boa tarde e parabéns pela redação, está bem estruturada.
vou ser bem curto e objetivo aqui.

único possível erro ortográfico que identifiquei foi:
"Em razão do trabalho forçado, as crianças perdem seus direitos de brincar, e esse ato tem papel importante na formação da psique do ser humano, e vírgula por isso, muitas desses indivíduos têm dificuldades de se relacionarem com as demais pessoas quando adultos e estão propensos à baixa autoestima ou depressão."
acho que isso se chama paralelismo, não vou lembrar do nome correto. Mas o primeiro "e" é completamente desnecessário. então deveria ser

Em razão do trabalho forçado, muitas crianças perdem seus direitos de brincar. Esse ato tem papel importante na formação da psique do ser humano, e, por isso, muitas desses indivíduos têm dificuldades de se relacionarem com as demais pessoas quando adultos e estão propensos à baixa autoestima ou depressão.

isso representa três erros.
um de generalização, outro de vírgula e um de paralelismo.

o outro problema fora a conclusão. Você apresenta duas soluções, mas nenhuma delas apresenta os 5 elementos.

pelo menos uma das soluções deve apresentar: 1. Agente , 2. Ação, 3. Meio, 4. Finalidade + 5. Detalhamento de algum desses elementos.
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