Diante desse cenário, a exploração do trabalho infantil sucede em virtude da pobreza extrema que tais crianças enfrentam. Sob esse viés, o Estatuto da Criança e do Adolescente prevê a proteção contra o trabalho de meninos e meninas menores de 16 anos. Entretanto, essa prerrogativa não é efetivada, visto que, por causa da vulnerabilidade e desigualdade social que se encontram, crianças ainda jovens necessitam trabalhar para ajudar na renda de casa. Esse quadro mostra que, enquanto o governo não se mobilizar, na prática, fornecendo auxílios para retirá-los da pobreza, a infância sempre estará sujeita ao trabalho forçado.
Ademais, o labor infante traz danos psicológicos irreversíveis as crianças e adolescentes. Nesse sentido, o sociólogo Jonathan Hannay afirma que o trabalho infantil afeta o desenvolvimento psicológico da criança para o resto da vida. Em razão do trabalho forçado, as crianças perdem seus direitos de brincar, e esse ato tem papel importante na formação da psique do ser humano, e por isso, muitas desses indivíduos têm dificuldades de se relacionarem com as demais pessoas quando adultos e estão propensos à baixa autoestima ou depressão. Logo, é fundamental reverter esse óbice.
Depreende-se, portanto, que o trabalho infantil é um problema vigente e necessita ser suprimido da realidade brasileira. Por isso, cabe às escolas identificar casos de ofício pueril, por meio da capacitação dos profissionais da educação, bem como o Poder Executivo - órgão responsável por administrar os interesses públicos - deve viabilizar auxílios que diminuam a extensão da pobreza dessas crianças, com o fito de erradicar a laboração infantil no Brasil. Dessa forma, as crianças não serão marcadas pela exploração do trabalho, como a personagem Cinderela.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.