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#45853
Tema: Dificuldades encontradas para a doação de órgãos no Brasil.

De acordo com Aristóteles " A base da sociedade é a justiça." Entretanto, o contexto do Brasil do século XXI contraria-o, uma vez que a doação de órgãos no Brasil demonstra-se como uma questão de injustiça, o que desestrutura a base da sociedade brasileira. Nesse sentido, é preciso que estratégia seja aplicada para alterar essa situação, que possuí como causa: Insuficiência legislativo e a falta de debates.
Em primeiro plano, é preciso atentar para a falta legislativa, presente na questão. O filósofo John Locke defende que " As leis fizeram-se para os homens e não para as leis." Ou seja, ao ser criada uma lei, é preciso que ela seja planejada para melhorar a vida das pessoas em sua aplicação. No entanto, na questão da doação de órgãos, a legislação não tem sido suficiente para a solução do problema.
Outro ponto relevante, nessa temática, é o silenciamento. O filósofo Foucault defende que, na sociedade pós-moderna, alguns temas são silenciados para que as estruturas de poder sejam mantidas. Nesse sentido, percebe-se uma lacuna no que se refere ao debate em torno da transferência de órgãos, que tem sido silenciado. Assim, sem diálogo seria e massivo sobre esse problema, sua resolução é impedida.
Convém, então, que de modo urgente, medidas sejam tomadas. É necessário, portanto, que representantes políticos da esfera municipal e líderes de bairro mobilizem a população a elaborar cartas de denúncias e abaixo-assinados, exigindo a real aplicação da legislação brasileira. Tais documentos devem ser enviados ao site da Ouvidoria da Controladoria-Geral da União, a fim de que a problemática da doação de órgãos seja de conhecimento público e possa ser solucionado. Assim, a população brasileira poderá atuar na melhora do país.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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