Envie sua redação para correção!
Regras do fórum: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🚫 Postar a mesma redação mais de uma vez = ban (não avisarei mais) 🚫
🚫 Não coloque avisos como: "corrijam minha redação" na parte do tema 🚫
  • Avatar do usuário
#43668
Violência doméstica é um padrão de comportamento que envolve violência ou outro tipo de abuso por parte de uma pessoa contra outra num contexto doméstico,que pode assumir diversos tipos, incluindo abusos físicos, verbais, psicológicos , econômicos, religiosos, reprodutivos e sexuais. 
Segundo dados da Polícia Civil, entre 2018 e 2020, um total de 252.373 mulheres foram vítimas de violência doméstica e familiar. Entre janeiro de 2018 e julho de 2020, foram 1.011 vítimas de feminicídio. Um levantamento realizado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), entre os meses de março a maio deste ano (em que as medidas de isolamento social estavam mais rigorosas), o número de feminicídios em todo o país aumentou 2,2% em comparação ao mesmo período do ano passado.
Em vista disso, outros fatores que competem para a sua ocorrência é o fato da vítima se achar responsável pelos atos de violência e entender que merece ser tratada dessa forma. É necessário quebrar esse ciclo e denunciar o agressor, por isso, não se deve julgá-la, é importante oferecer auxílio para rompê-lo. As vítimas precisam se sentir em segurança para poder interromper as fases de abuso.
Portanto compete ao Governo e ao Ministério dos Direitos Humanos realizar campanhas publicitárias que devem ser vinculadas pela mídia influenciando a população e a vítima a denunciar casos de violências domésticas. Fazendo-se com que a lei seja cumprida com rigor.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

#43674
A violência doméstica é um padrão de comportamento que envolve violência [repetição] ou outro tipo de abuso por parte de uma pessoa contra outra num contexto doméstico, que pode assumir diversos tipos, incluindo abusos físicos, verbais, psicológicos, econômicos, religiosos, reprodutivos e sexuais.
* Trouxe uma contextualização conceitual, faltou problematizar e apresentar a sua tese
* Dá para melhorar essa conceituação, a Lei Maria da Penha traz isso em seu art. 5º, é um exemplo para usar na introdução
* Wikipédia não é referência para copiar e colar, aliás, evite isso, explique com suas palavras ou use citações


[faltou conectivo de desenvolvimento] Segundo dados da Polícia Civil, entre 2018 e 2020, um total de 252.373 mulheres foram vítimas de violência doméstica e familiar. Entre janeiro de 2018 e julho de 2020, foram 1.011 vítimas de feminicídio. Um levantamento realizado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), entre os meses de março a maio deste ano (em que as medidas de isolamento social estavam mais rigorosas), o número de feminicídios em todo o país aumentou 2,2% em comparação ao mesmo período do ano passado.
* Parágrafo recheado de dados e sem argumentação em cima deles
* Sugiro estudar a estrutura do parágrafo de desenvolvimento


[faltou conectivo de desenvolvimento] Em vista disso, outros fatores que competem para a sua ocorrência é o fato da vítima se achar responsável pelos atos de violência e entender que merece ser tratada dessa forma. É necessário quebrar esse ciclo e denunciar o agressor, por isso, não se deve julgá-la, é importante oferecer auxílio para rompê-lo. As vítimas precisam se sentir em segurança para poder interromper as fases de abuso.
* Senso comum, deveria ter dividido os dados e argumentar nos 2 §

Portanto, [vírgula] compete ao Governo e ao Ministério dos Direitos Humanos [colocar o nome completo desse ministério] realizar campanhas publicitárias que devem ser vinculadas pela mídia influenciando a população e a vítima a denunciar casos de violências domésticas. Fazendo-se com que a lei seja cumprida com rigor.
* Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos
* Conclusão vaga e incompleta: faltou meio/modo da ação e o detalhamento. Conscientização é considerada uma solução ineficaz
* Um tema tão presente na realidade, dava para argumentar mais, poderia ter abordado: a Lei Maria da Penha, delegacia da mulher, as medidas protetivas, feminicídio, machismo, a série da netflix "bom dia, verônica", o medo e a culpabilização da vítima, enfim...


Espero ter ajudado! ;)
Mensagem

Toda hora eu recebo uma mensagem para avaliar a pl[…]

Geralcinoj Ashiley Alguém poderia corri[…]

Olá, MatheusM33 . Você me marcou em […]

A declaração Universal dos Direitos […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM