• Avatar do usuário
#93410
"Ensaio sobre a cegueira" retrata a invisibilização de certos problemas na sociedade. Na realidade brasileira, a crítica de Saramago é verificada no desafio de construir consumo consciente. Nesse contexto, persiste um problema complexo, em virtude da falta de informação e da priorização de interesses financeiros.
Dessa forma, em primeira análise, a falta de debates é um desafio presente no problema. A pensadora, Djamila Ribeiro, explica ser preciso tirar uma situação da invisibilidade para que soluções sejam promovidas. Porém, há um silenciamento instaurado sobre o consumo consciente, visto que, segundo o SPC Brasil, aproximadamente, 28% dos brasileiros são consumidores conscientizados, pois, pouco se fala sobre a importância de ser um consumidor consciente, tratando o tema como algo supérfluo. Assim, urge tirar a situação da invisibilidade para atuar sobre ela.
Além disso, é notória a priorização de interesses financeiros é um entrave no que tange ao problema. Para Bauman, os valores da sociedade estão sendo colonizados pela lógica de mercado. De fato, o alto consumi inconsciente é mais lucrativo para as empresas, visto que, a produção é em grande massa faz com que as empresas não se importem pelo consumo consciente. Assim, inverter a lógica e colocar os valores humanos em primeiro lugar são urgentes.
Portanto, é indispensável ampliar a construção de consumo consciente. Para isso, o Poder Público em parceria com o Ministério da Economia e Comércio, devem criar um plano para informar a população, assim como, oferecer incentivo fiscal para as empresas parceiras dispostas a impor um consumo consciente, por meio da criação de anúncios informativos distribuídos em todos os lugares, a fim de conter a supremacia dos interesses financeiros. Tal ação, será divulgada nas mídias de massa pelas empresas e marcas defensoras do plano. Dessa forma, será possível superar como define Saramago, a cegueira social dessa questão, tirando milhares de problemas da invisibilidade.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 187

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 173

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 187

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
2 Respostas 
204 Exibições
por maiconpgtu
1 Respostas 
248 Exibições
por yoko
0 Respostas 
205 Exibições
por Anavleh
1 Respostas 
2966 Exibições
por Jay
0 Respostas 
1749 Exibições
por TonyStark25
0 Respostas 
146 Exibições
por JairJunior
0 Respostas 
122 Exibições
por Kayllany1602
0 Respostas 
139 Exibições
por Daliladams
0 Respostas 
149 Exibições
por St3f4nny
6 Respostas 
159 Exibições
por Felipe082
A desregulação do mundo

Alberto Demenstein, em seu livro"O Cidad&[…]

Foi na Grécia antiga onde começou a […]

Compromisso do empreendedor

Educação Fiscal é conjunto el[…]

1 bez

Ola, tudo bem? Vou te dá uma breve corre&cc[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM