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Por Johngo
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A Constituição Federal de 1988, em seu artigo 225, diz que todos têm direito ao meio ambiente equilibrado, impondo-se ao poder público o dever de preservá-lo para as presentes e futuras gerações. No entanto, não é isso que acontece na realidade Brasileira, onde temos nossa Amazônia sendo desmatada dia após dia. Diante dessa perspectiva, faz-se necessário uma discussão sobre o tema.

Primeiramente, vale lembrar que a Amazônia não tem uma fiscalização adequada, tanto pelo seu tamanho gigantesco, como pela falta de interesse dos chefes dos executivos (federal, estadual e municipal). O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), divulgou dados com relação ao número de desmatamentos no Brasil, onde no primeiro trimestre de 2022 foram desmatados mais de 900 quilômetros quadrados, maior taxa já registrada pelo INPE desde o início das pesquisas. Desse dado é possível afirmar que, sem uma fiscalização adequada, os índices de desflorestamento irão aumentar cada vez mais.

Ademais, a cultura da exploração de nossas riquezas naturais vem desde os tempos do Brasil Colônia. No livro "A Ferro e Fogo", do professor norte-americano Warren Dean, conta a história do Brasil do ponto de vista da ocupação da mata atlântica pelos Europeus, onde cita que o primeiro ato dos colonizadores foi cortar uma árvore para fazer a Cruz da Primeira Missa. Nesse contexto, o ato dos Portugueses serviu como uma premissa do intenso desmatamento nos cinco séculos seguintes.

Depreende-se, portanto, que a solução é o chefe do poder executivo federal e estadual, utilizando as forças armadas e auxiliares como agentes de intervenção e monitoramento, reutilizar instituições militares na cidade e aumentar o número de quarteis em áreas amazônicas com maiores índices de desmatamento, viabilizando o aumento de operações contra as madeireiras ilegais, com o intuito de ter mais controle territorial, naval e aéreo sobre a o território da Floresta Amazônica.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por abiaacs
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boa noite, John.

li seu texto e minhas observações estarão a seguir.

[] erros;
() observações;
{} observações mais aprofundadas.

A Constituição Federal de 1988, em seu artigo 225, diz que [todos] (toda a população) têm (o) direito ao meio ambiente (? equilibrado ?), impondo-se ao poder público (e a sociedade) o dever de preservá-lo para as presentes e futuras gerações. No entanto, não é isso que acontece na realidade Brasileira, [onde] (adverbio de lugar, procure usar: em que){1- temos nossa Amazônia sendo desmatada dia após dia} (é visível o incessante desmatamento da floresta Amazônica). Diante dessa perspectiva, faz-se necessário uma discussão sobre o tema.

{1}: procure não usar verbos e pronomes de caráter pessoal.

Primeiramente, vale lembrar que a Amazônia não tem uma fiscalização adequada, tanto pel[o](a) [seu tamanho gigantesco] (extensão territorial), como pela falta de interesse do[s chefes dos executivos (federal, estadual e municipal)] Estado com essa problemática. (ausência de conectivo: Prova disso,) O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), divulgou dados com relação ao número de desmatamentos no Brasil, [onde] (sendo que) no primeiro trimestre de 2022 foram desmatados mais de 900 quilômetros quadrados, maior taxa já registrada pelo INPE desde o início das pesquisas. Desse dado é possível afirmar que, (infelizmente,) sem uma fiscalização adequada, os índices de desflorestamento irão aumentar cada vez mais. (ausência de tópico frasal de finalização: Sendo assim, medidas devem ser tomadas para que essa situação não aumente e não tire o direito das futuras gerações de desfrutarem desses recursos.)

Ademais, a cultura da exploração [de nossas] (das) riquezas naturais (do Brasil) vem desde os tempos d(a)[o Brasil] Colônia. ( com relação a isso, No livro "A Ferro e Fogo", do professor norte-americano Warren Dean, conta a história do Brasil do ponto de vista da ocupação da mata atlântica pelos Europeus, [onde] (o qual) cita que o primeiro ato dos colonizadores foi cortar uma árvore para fazer a Cruz [da] (para a) Primeira Missa. Nesse contexto, o ato dos Portugueses serviu como uma premissa do intenso desmatamento nos cinco séculos seguintes. (ausência de tópico de finalização)

Depreende-se, portanto, que a solução é o chefe do p(P)oder e(E)xecutivo f(F)ederal e e(E)stadual, [utilizando] (por meio da utilização) (d)as forças armadas(,) [e] auxiliares [como agentes de intervenção] e monitoramentos, (devem) reutilizar (as) instituições militares na cidade e aumentar o número de quarteis em áreas amazônicas(, principalmente em locais) com maiores índices de desmatamento[,](. A fim de viabiliza(r)[ndo] o aumento de operações contra as madeireiras ilegais (e, também,) com o intuito de ter mais controle territorial, naval e aéreo sobre [a] o território da Floresta Amazônica[.](, garantindo assim a preservação dos recursos naturais do Brasil.) (proposta completa, parabéns!)

Você possui um ótimo desenvolvimento das ideias, mas ainda percebo um traços de expositivos em seu texto, procure melhorar isso. Estarei deixando um modelo de desenvolvimento, para que você não esqueça de concluir suas ideias nesses parágrafos. Abraços! ❤

DESENVOLVIMENTO:

Se você acha que eu contribuí com seu aprendizado e que minha correção vale o preço de um café, meu pix é abia.caetano12@gmail.com.
Além disso, fiquem a vontade de me mandar mensagem caso surjam dúvidas. ❤
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Por abiaacs
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boa noite, John.

li seu texto e minhas observações estarão a seguir.

[] erros;
() observações;
{} observações mais aprofundadas.

A Constituição Federal de 1988, em seu artigo 225, diz que [todos] (toda a população) têm (o) direito ao meio ambiente (? equilibrado ?), impondo-se ao poder público (e a sociedade) o dever de preservá-lo para as presentes e futuras gerações. No entanto, não é isso que acontece na realidade Brasileira, [onde] (adverbio de lugar, procure usar: em que){1- temos nossa Amazônia sendo desmatada dia após dia} (é visível o incessante desmatamento da floresta Amazônica). Diante dessa perspectiva, faz-se necessário uma discussão sobre o tema.

{1}: procure não usar verbos e pronomes de caráter pessoal.

Primeiramente, vale lembrar que a Amazônia não tem uma fiscalização adequada, tanto pel[o](a) [seu tamanho gigantesco] (extensão territorial), como pela falta de interesse do[s chefes dos executivos (federal, estadual e municipal)] Estado com essa problemática. (ausência de conectivo: Prova disso,) O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), divulgou dados com relação ao número de desmatamentos no Brasil, [onde] (sendo que) no primeiro trimestre de 2022 foram desmatados mais de 900 quilômetros quadrados, maior taxa já registrada pelo INPE desde o início das pesquisas. Desse dado é possível afirmar que, (infelizmente,) sem uma fiscalização adequada, os índices de desflorestamento irão aumentar cada vez mais. (ausência de tópico frasal de finalização: Sendo assim, medidas devem ser tomadas para que essa situação não aumente e não tire o direito das futuras gerações de desfrutarem desses recursos.)

Ademais, a cultura da exploração [de nossas] (das) riquezas naturais (do Brasil) vem desde os tempos d(a)[o Brasil] Colônia. ( com relação a isso, No livro "A Ferro e Fogo", do professor norte-americano Warren Dean, conta a história do Brasil do ponto de vista da ocupação da mata atlântica pelos Europeus, [onde] (o qual) cita que o primeiro ato dos colonizadores foi cortar uma árvore para fazer a Cruz [da] (para a) Primeira Missa. Nesse contexto, o ato dos Portugueses serviu como uma premissa do intenso desmatamento nos cinco séculos seguintes. (ausência de tópico de finalização)

Depreende-se, portanto, que a solução é o chefe do p(P)oder e(E)xecutivo f(F)ederal e e(E)stadual, [utilizando] (por meio da utilização) (d)as forças armadas(,) [e] auxiliares [como agentes de intervenção] e monitoramentos, (devem) reutilizar (as) instituições militares na cidade e aumentar o número de quarteis em áreas amazônicas(, principalmente em locais) com maiores índices de desmatamento[,](. A fim de viabiliza(r)[ndo] o aumento de operações contra as madeireiras ilegais (e, também,) com o intuito de ter mais controle territorial, naval e aéreo sobre [a] o território da Floresta Amazônica[.](, garantindo assim a preservação dos recursos naturais do Brasil.) (proposta completa, parabéns!)

Você possui um ótimo desenvolvimento das ideias, mas ainda percebo um traços de expositivos em seu texto, procure melhorar isso. Estarei deixando um modelo de desenvolvimento, para que você não esqueça de concluir suas ideias nesses parágrafos. Abraços! ❤

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