Primeiramente, vale lembrar que a Amazônia não tem uma fiscalização adequada, tanto pelo seu tamanho gigantesco, como pela falta de interesse dos chefes dos executivos (federal, estadual e municipal). O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), divulgou dados com relação ao número de desmatamentos no Brasil, onde no primeiro trimestre de 2022 foram desmatados mais de 900 quilômetros quadrados, maior taxa já registrada pelo INPE desde o início das pesquisas. Desse dado é possível afirmar que, sem uma fiscalização adequada, os índices de desflorestamento irão aumentar cada vez mais.
Ademais, a cultura da exploração de nossas riquezas naturais vem desde os tempos do Brasil Colônia. No livro "A Ferro e Fogo", do professor norte-americano Warren Dean, conta a história do Brasil do ponto de vista da ocupação da mata atlântica pelos Europeus, onde cita que o primeiro ato dos colonizadores foi cortar uma árvore para fazer a Cruz da Primeira Missa. Nesse contexto, o ato dos Portugueses serviu como uma premissa do intenso desmatamento nos cinco séculos seguintes.
Depreende-se, portanto, que a solução é o chefe do poder executivo federal e estadual, utilizando as forças armadas e auxiliares como agentes de intervenção e monitoramento, reutilizar instituições militares na cidade e aumentar o número de quarteis em áreas amazônicas com maiores índices de desmatamento, viabilizando o aumento de operações contra as madeireiras ilegais, com o intuito de ter mais controle territorial, naval e aéreo sobre a o território da Floresta Amazônica.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.