Por Kades
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#49603
Ao se falar sobre a corrupção no Brasil, é possível afirmar que é hoje um câncer que se dissemina por todas as esferas de poder, em especial nas instituições públicas. Entre os fatores relacionados a esse fenômeno, vale destacar a corrupção no ambiente político e os impactos deste crime para a população. Dessa forma, políticas públicas são necessárias para o tema em questão.
O primeiro fator que deve ser levado em consideração é a corrupção política no país. Acerca disso, percebe-se que escândalos de subornos e favorecimentos pessoais com autoridades eleitas pelo povo para garantir o bom andamento do setor público e garantir os direitos constitucionais se tornou normal no Brasil, devido à alta taxa de impunidade. Um exemplo disso pode ser observado na Operação Lava Jato, que é considerada a maior investigação da história do país e que ocasionou a prisão de mais de 150 pessoas. Dessa forma, faz-se necessário a formulação de ações para o combate deste crime.
O segundo fator importante são os impactos para a população devido à corrupção. Nesse sentido, é notório que afeta diretamente o bem-estar dos cidadãos, pois o dinheiro desviado ilicitamente diminui os investimentos em educação, saúde, segurança, habitação, entre outros direitos essenciais à vida, e fere a constituição ao ampliar a exclusão social e a desigualdade econômica. Um exemplo disso pode ser verificado na pesquisa realizada pelo Instituto Ibope, em que “89% dos entrevistados não se sentem representados por partidos políticos. Por fim, é imprescindível que trabalhos para conscientização sejam desenvolvidos.
Portanto, medidas precisam ser tomadas para resolver esse impasse. Assim, é fundamental que todos façam sua parte no combate à corrupção. Logo, cabe ao Governo Federal, em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, atuar na elaboração de medidas como, aumentar a transparência do poder público, agilizar a justiça e deixar o “jeitinho brasileiro” de lado, além de identificar e punir os envolvidos, a fim de que essa prática enraizada na sociedade brasileira seja abolida. Dessa maneira, podem-se atingir resultados satisfatórios.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Abuso sexual infantil

Boa noite, você escreve muito bem, mas recom[…]

Celular um amigo ou inimigo?

É notório que, na modernidade contem[…]

Invisibilidade e Registro civil

No romance filosófico "Utopia" cr[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM