Nesse prisma, a desigualdade social motiva a perpetuação da degradação no bem-estar do povo brasileiro. Nesse sentido, no Período Colonial, apenas a minoria rica tinha acesso à vida de qualidade, enquanto a população excluída, a que não possuía dinheiro, dependia da caridade e da filantropia. À vista disso, as pessoas de baixa renda são afetados pela mazela relacionado ao Brasil Colônia, já que a sociedade brasileira necessita de políticas públicas que promocam o acesso igualitário ao bem-estar físico, mental e social.
Ademais, a negligência estatal colabora com esse cenário. De acordo com o filósofo Jhon Locke, o Estado deve garantir direitos básicos aos indivíduos, a exemplo da saúde. Ocorre que a inexistência de leis que punam atitudes indecentes motiva a impunidade desse problema na sociedade e demonstra a incapacidade brasileira em cumprir o ideal estabelecido por Locke. Dessa maneira, é importante destacar que essa má atuação de gestão provoca longas filas de espera por parte do SUS e, consequentemente coloca em risco a vida de muitas pessoas.
Portanto, é essencial que o Ministério da Saúde, órgão responsavel pela elaboração de políticas públicas voltadas ao bem-estar dos brasileiros combate essa distinção existente, por meio de projetos sociais, como palestras e debates abertas à comunidade. Essa iniciativa terá a finalidade de evidenciar a importância do combate ao declínio em função de uma vida saudável e de mobilizar o Estado a criar um Projeto Nacional de Valorização à vida.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.