A Constituição de 1988 garante a todos os indivíduos o acesso à saúde como direito de todos os cidadãos. No entanto, percebe-se que na atual realidade brasileira não há o comprimento dessa garantia, no que diz respeito ao bem-estar físico,mental e social da população. Dessa forma, essa realidade se deve a inoperância estatal e à desigualdade social.
Em primeiro plano, é válido destacar que a displicência estatal colabora com esse cenário. O conceito filosófico de contrato social, popularizado na Europa do século XVIII, evidencia que é do Estado garantir direitos básicos aos indivíduos, como o bem-estar físico e mental. Todavia, ver-se a quebra desse contrato em relação à corrupção na área da saúde, tendo em vista que o Brasil não oferta uma boa qualidade de vida e,quando oferta, separa uma parte da população . Diante desses fatos apresentados, é imprescindível uma ação do governo para mudar essa realidade.
Ademais, a desigualdade social motiva a perpetuação da corrupção no setor da saúde. Nesse sentido, no Período Colonial, apenas a minoria rica tinha acesso a vida bem cuidada, enquanto a população excluída, a que não possuía dinheiro, dependia de caridade e da filantropia. À vista disso, as pessoas de baixa renda são afetados pela mazela relacionado ao Brasil Colônia, já que a sociedade brasileira necessita de políticas pública que tenham rapidez nas filas de espera e que todos os cidadãos sejam tratados com igualdade.
É urgente, portanto, que o Ministério da saúde -- órgão responsável pela prevenção e assistência a saúde pública - amplie verba destinada a órgãos fiscalizadores que visem garantir a vitalidade da sociedade brasileira. Tal ação deve ser efetivada pela implantação de um Projeto Nacional de Valorização dos Cidadãos, de modo a realizar palestras e debates com o intuito de diminuir com as filas no SUS. Essa iniciativa terá a finalidade de mobilizar as autoridades públicas, de modo que o Brasil seja, de fato, uma nação livre, justa e igualitária.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.