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Por KayllaaneeeE
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Desmatar. Gramaticalmente, é um verbo transitivo direto que, de acordo com o dicionário, significa limpar ou desbastar o mato. Parece algo simples, talvez até sem importância, mas nem tudo é o que parece. Desmatar é bem mais do que apenas um verbo, desmatar é como tirar a vida do que lhe mantém vivo, o que, em excesso, nos trará grandes consequências. Se é algo tão devastador, por que nós, homens, ainda o fazemos?
De acordo com estudos, as maiores causas do desmatamento, atualmente, são agricultura, pecuária e urbanização. Só as atividades agropecuárias são responsáveis por cerca de oitenta porcento dele. Porém, essas mesmas práticas são grandemente prejudicadas com as consequências. Por exemplo, um dos métodos mais usados para a retirada da vegetação original de uma área são as queimadas. Elas fazem com que o solo perca boa pare de seus nutrientes, o que prejudica a agricultura. Basicamente, ela é prejudicada pela sua própria ação. A solução para essas situações seria implantar métodos sustentáveis para substituir os prejudiciais.
Não só a perda de nutrientes do solo, mas também dezenas de outros danos do desmatamento para o meio ambiente podem ser citadas. Dentre elas, podemos atribuir a perda de biodiversidade, aterramento de rios e lagos, desertificação, diminuição das chuvas, etc. É importante ressaltar que, apesar das terríveis consequências, o desmatamento ainda é relativamente necessário. Por exemplo, a agricultura é responsável pela produção de recursos vegetais, utilizados também na alimentação. Nós precisamos desses alimentos produzidos por meio desta atuação, e para realizá-la é necessário desmatar. O grande problema de desmatar é quando ele ocorre por meio de atividades ilegais, quando não há preocupação em reflorestar as áreas desmatadas e quando ele é feito excessivamente.
Conclui-se que desmatamos pois, como já citado anteriormente, é necessário para obter recursos que precisamos para viver. Ele trás diversas consequências negativas que prejudicam o meio ambiente, mas é fundamental. O que não pode acontecer é que seja retirado mais do que o preciso, e isso infelizmente já acontece a centenas de anos. Temos que lutar para que acabe, pois sem a natureza não há vida, e não podemos deixar a vida acabar.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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