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#61674
De modo ficcional, o terceiro filme de "Maze Runner" retrata a proliferação de um vírus que afeta a população de maneira desigual devido a construção de um muro para separar os povos de acordo com a sua contribuição social. Apesar de ser uma ficção, na realidade, essa desigualdade social está presente na pandemia do Brasil, haja vista que pode ser combatida e minimizada por meio da educação e atos de solidariedade.

A princípio, é importante destacar que a educação a distância agrava a exclusão dos indivíduos menos favorecidos na pandemia. Nesse sentido, de acordo com o líder político sul-africano Nelson Mandela, " a educação é a arma mais poderosa para mudar o mundo" fazendo-se notar que são as escolas possuem o dever de dar mais apoio igualitário aos estudantes para diminuir essa problemática. Logo, esse cenário desigual poderá ser combatido através de plataformas educacionais gratuitas e capazes de disponibilizarem conteúdos impressos.

Ademais, vale salientar que também é fundamental a ajuda das instituições de ensino para a criação de projetos solidários direcionados para as famílias carentes da pandemia. À luz dessa perspectiva, segundo o dramaturgo Oscar Wilde, " a insatisfação é o primeiro passo para o progresso de um homem ou de uma nação" e, consequentemente, o descontentamento faz-se essencial para a mudança desse cenário preocupante e desigual do Brasil. Assim, a propagação da solidariedade será capaz de fortalecer pessoas que perderam seus familiares e a estabilidade financeira.

Portanto, diante da necessidade de combater essa desigualdade social, cabe ao Ministério da Educação- responsável pelo desenvolvimento educacional dos brasileiros- em parceria com os influenciadores digitais, incentivar a distribuição de materiais gratuitos para os alunos desfavorecidos pelo sistema de educação a distância, por meio de divulgações dos programas solidários que intensifiquem as doações de conteúdos de estudo. Desse modo, objetiva-se evitar a exclusão desigual e social como ocorre após a construção do muro separatório do terceiro filme de " Maze Runner".
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 190

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 150

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 170

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

#61749
@EduardaBeatriz, olá, boa-noite! posso corrigir sua redação.

De modo ficcional, o terceiro filme de "Maze Runner" retrata a proliferação de um vírus que afeta a população de maneira desigual devido a construção de um muro para separar os povos de acordo com a sua contribuição social. Apesar de ser uma ficção, na realidade, essa desigualdade social está presente na pandemia do Brasil, e pode ser combatida e minimizada por meio da educação e atos de solidariedade.(Essa construção se assemelha à intervenção. Não faça nenhuma antecipação que beire o último parágrafo ao longo dos demais. Explicite a tese, os fatores que fomentam a problemática e que serão discutidos nos parágrafos 2 e 3)

A princípio, é importante destacar que a educação a distância agrava a exclusão dos indivíduos menos favorecidos na pandemia. Nesse sentido, de acordo com o líder político sul-africano Nelson Mandela, "a educação é a arma mais poderosa para mudar o mundo" fazendo-se notar que são as escolas possuem o dever de dar mais apoio igualitário aos estudantes para diminuir essa problemática.(Primeiro, essa construção tende um pouco a intervenção, segundo, não é correto afirmar que as escolas, de forma exclusiva, são as responsáveis por propor soluções que mitiguem a desigualdade no ensino remoto, visto que elas também são subsidiadas pelo Governo, e assim, você deveria ter focado nesse ponto durante a discussão) Logo, esse cenário desigual poderá ser combatido através de plataformas educacionais gratuitas e capazes de disponibilizarem conteúdos impressos.(Novamente você faz uma antecipação da intervenção. No seu parágrafo de argumentação você deve enunciar o fator que será discutido nele - o que você fez -em seguida, deve inserir o repertório - o que você também fez -, após isso deve iniciar a discussão que se dá introdução de comentários pertinentes relacionado ao fator evidenciado, como "por que as desigualdades sociais são ainda mais acentuadas quando o assunto é o acesso a internet? por que o Governo é um dos principais responsáveis pela situação de marginalização social? como e onde as consequências dessa segregação são refletidas?" e, por fim, deve inserir a conclusão, realizando a retomada do repertório utilizado no início do parágrafo, deixando claro que ele corroborou sua fala)

Ademais, vale salientar que também é fundamental a ajuda das instituições de ensino para a criação de projetos solidários direcionados para as famílias carentes da pandemia.(Lembre-se! Aqui você insere um dos fatores potencializadores da problemática) À luz dessa perspectiva, segundo o dramaturgo Oscar Wilde, " a insatisfação é o primeiro passo para o progresso de um homem ou de uma nação" e, consequentemente, o descontentamento faz-se essencial para a mudança desse cenário preocupante e desigual do Brasil(Discorra sobre isso, discuta sua afirmação. Como descontentamento propulsiona a mudança e o progresso? Invista na argumentação). Assim, a propagação da solidariedade será capaz de fortalecer pessoas que perderam seus familiares e a estabilidade financeira.(Como já havia mencionado antes, discussão extremamente superficial, acaba que a conclusão colocada fica solta, pois não houve a integração do parágrafo a sua fala)

Portanto, diante da necessidade de combater essa desigualdade social, cabe ao Ministério da Educação - responsável pelo desenvolvimento educacional dos brasileiros - em parceria com os influenciadores digitais, incentivar a distribuição de materiais gratuitos para os alunos desfavorecidos pelo sistema de educação a distância, por meio de divulgações dos programas solidários que intensifiquem as doações de conteúdos de estudo.(Delimite a finalidade das ações) Desse modo, objetiva-se evitar a exclusão desigual e social como ocorre após a construção do muro separatório do terceiro filme de "Maze Runner".(Muito bem, conclusão com referência à introdução)

COMENTÁRIO: Seu texto obedece parcialmente à estrutura dissertativa-argumentativa. Primeiro, explicite a tese ao iniciar o texto. Segundo, invista na argumentação, no aprofundamento dos questionamentos a serem trazidos à produção, esse é o diferencial do seu texto. Terceiro, atente-se a todas as exigências da intervenção e delimite bem o agente, a sua ação, como ele deve proceder e a finalidade dessa ação. No mais, você apresenta domínio do tema, com esforço e treino sua nota vai se alavancar consequentemente. :)

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