Envie sua redação para correção!
Regras do fórum: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🚫 Postar a mesma redação mais de uma vez = ban (não avisarei mais) 🚫
🚫 Não coloque avisos de "corrijam minha redação" na parte do tema 🚫
#48711
A Falta de Acesso a saneamento básico no Brasil é um problema que afeta milhões de pessoas diariamente, expondo-as a perigos como contração de doenças contagiosas e fatais, além de retirar a dignidade de quem mora em regiões mal cuidadas, com lixos expostos e esgotos mal cuidados e a céu aberto. Tendo isso em vista, como resolver o problema da falta de saneamento básico no país?

Primeiramente, é preciso ter uma visão geral sobre o problema do saneamento básico do Brasil. Atualmente, mais de 35% da população do país não tem acesso ao saneamento básico. Isso significa que, diariamente, milhões de pessoas enfrentam problemas como esgotos a céu aberto, exposição a doenças e agentes patógenos nocivos e falta de acesso à água potável, sendo essa última um direito universal do ser humano, que é negado em diversas partes do país. O quadro atual vivido no Brasil assemelha-se ao vivido há centenas de anos na Europa, quando a falta de saneamento básico foi berço para diversas doenças contagiosas, incluindo a Peste Negra, uma das maiores pandemias da história, sendo mais mortal que a atual pandemia de Sars-Cov-2, o Coronavírus. Além disso, o problema da arrecadação dos munícipios e problemas estruturais como corrupção agravam o quadro, imobilizando a máquina pública e cegando-a para que se possa de fato investir e resolver problemas de saneamento básico. Sendo assim, qual seriam os caminhos para resolver a questão do saneamento básico no Brasil?

De forma a tentar resolver o problema da falta de saneamento básico, a primeira intervenção deveria ser feita pelo Ministério da Saúde, mapeando todas as cidades que não tem os requisitos mínimos de saneamento básico de qualidade. Em seguida, uma parceria publico-privada entre as Prefeituras e Empresas de Coleta de Lixo, Material Reciclável e Companhias de Esgotos, poderiam entrar em ação na tentativa de resolver os problemas em comunidades, bairros e até municípios, traçando planos para corrigir probemas de esgoto a céu aberto e exposição à lixo, por exemplo. Por fim, o Ministério da Saúde poderia ainda, por meio da Fiocruz, lançar um aplicativo de celular que possibilite pessoas a denunciarem problemas de saneamento básico em seus municípios, incentivando a ação dos governantes locais e exigindo o cumprimento de seus deveres.

Dessa forma, essas ações podem dar pavimento aos caminhos que irão resolver o problema da falta de saneamento básico no Brasil, cuidando da saúde pública e guardando nosso futuro, como cita Dalai Lama: "Cuidar dos nossos interesses é cuidar do nosso futuro".
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Demonstei no que mudaria. Agora, digo que tirou ma[…]

Na série The Umbrella Academy o uso de cria[…]

De acordo com o artigo 6 da Constituiç&atil[…]

Diana003 , me manda o link Obrigada por corrigir[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM