Primeiramente, deve-se ressaltar que segurança pública é um direito garantido pela Constituição Federal de 1988. Entretanto, de acordo com o Atlas da Violência de 2018, o número de 62.517 assassinatos cometidos no país em 2016 coloca o Brasil em um patamar 30 vezes maior do que o da Europa. Diante disso, é inaceitável a falta de investimentos na educação, o que gera falta de oportunidades a quem mais precisa e, consequentemente, leva os jovens a verem um futuro no crime e não nas escolas.
Outrossim, faz-se necessário destacar o descaso do Estado para com a justiça social e as desigualdades de direitos como somatória da problemática, posto que não oportunizam as classes mais pobres que mais sofrem com a violência. Nesse contexto, apesar de atualmente essas pessoas terem mais locais de fala, a criminalidade faz com civis de classes vulneráveis percam a vida em seu nome. Desse modo, verifica-se o impacto inconcebível da falta de seguridade social na manutenção da questão, urgindo intervenções para reverter o quadro.
Portanto, afim de minimizar tais transgressões, o governo, em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, deve promover campanhas que apoiem os direitos iguais e de justiça, através dos meios de comunicação e escolas, proporcionando um melhor entendimento da população sobre tal circunstância que é tão grave na sociedade. Dessarte, reduzir-se-á a violência urbana na sociedade brasileira. Afinal, somente assim, com base na Magna Carta, tal fato social será mitigado no Brasil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada