Envie sua redação para correção!
Regras do fórum: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🚫 Postar a mesma redação = ban (não avisarei mais) 🚫
🚫 Não coloque avisos como "corrijam minha redação" na parte do tema 🚫
  • Avatar do usuário
#60873
Segundo o Art. 3º da Constituição Federal do Brasil “Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil: III - erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais”. No entanto, apesar da garantia constitucional, nota-se que a desigualdade entre as regiões ainda é um grande problema atualmente. Nesse sentido, percebe-se a configuração de um grave problema de contornos específicos, que emerge, dentre outros fatores, devido aos efeitos do capitalismo e a má influência midiática.

Dessa forma, em primeira análise, a influência do capitalismo é um fator crucial para permanência da desigualdade no país. Isso pode ser explicado segundo o romancista francês Victor Hugo, o qual diz “O progresso roda constantemente sobre duas engrenagens. Faz andar uma coisa esmagando sempre alguém.”, essa frase pode ser facilmente relacionada aos efeitos do capitalismo que tende a enriquecer ainda mais os ricos e tornar os pobres ainda mais pobres e isso dificulta a resolução dessas desigualdades.
Ademais, a má intervenção midiática pode ser apontada como responsável pelo problema. Nesse viés, o escritor George Orwell afirma que “A massa mantém a marca, a marca mantém a mídia e a mídia controla a massa.”. Como a frase deixa explicita, a mídia tem o poder de controlar massas e com isso foi uma das causadoras dessa desigualdade, sempre retratando a região sudeste como a mais desenvolvida e outras regiões, como norte e nordeste, sendo retrógradas, e assim acaba por influenciar sua população a migrar para as outras regiões e consequentemente favorece essa desigualdade.

Infere-se, portanto, que é imprescindível a mitigação das desigualdades entre as regiões. Dessa maneira, é preciso que o estado contenha o problema por meio de estimulo estatal visando industrializar as áreas mais afetadas e em parceria com a mídia criar programas sociais e documentários com o objetivo de trazer essa pauta para a discussão em todo o país a fim de influenciar as pessoas a permanecerem em suas respectivas regiões e estimular empresas a abrir filiais nessas áreas e consequentemente reduzir essas desigualdades. A partir dessas ações espera-se promover uma melhora na vida das pessoas impactadas por este problema.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Alfabetização

No filme "Como estrelas na terra" &eacut[…]

NathaliaLima , olá, boa-noite! irei corrig[…]

Anninha , olá, boa-noite! irei corrigir su[…]

A vocação para o mercado de trabalho[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM