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#82887
Antigamente, era comum às mulheres terem os seus filhos em casa, principalmente, nas áreas rurais, onde, não se tinha condições de ir à hospitais e maternidades. Com isso, às antigas gerações não tinham registro e ainda há entre nós indivíduos do tempo presente com dificuldades de reconhecimento. Atualmente, por mais que não seja do nosso conhecimento, existem crianças, adolescentes e jovens sem à sua cidadania e se tornam adultos que pelejam para sobreviver.
Primeiramente, pode-se perceber que na maioria desses casos, os envolvidos fazem parte de um grupo de regiões carentes de baixa renda, que muitas das vezes não se pode encontrar no mapa do próprio Estado. Essa sociedade invisível, está exposta a situações críticas como o desemprego, à falta de acesso à unidades de saúde e de educação, disparando as desigualdades no país.
Segundamente, um ser que não possui certidão, se vê impossibilitado de emitir documentos, isso é um reflexo do descaso com o povo brasileiro, não permitindo que o mesmo tenha os seus direitos e deveres. Algumas reportagens nos permitem visualizar de perto o quão agoniante é essa questão, e se engana quem pensa que só moradores do nordeste, por exemplo, convivem com essa realidade, nas grandes cidades há grande procura por Orgãos para solucionar esse problema. Em pequenos bairros das conhecidas metrópoles se encontra pelo menos uma pessoa sem documentos, que poderia lhe proporcionar benefícios, amenizando um pouco sua situação.
Em vista dos argumentos, para reverter e diminuir a quantidade de gente do cenário de invisibilidade, é necessário a participação do Governo Federal, por meio de campanhas acessíveis nos lugares mais difíceis de se chegar e no apoio às ONG's, auxiliando no crescimento delas para que muitos sejam contemplados com às suas cidadanias. Distribuição de alimentos e produtos de higiene, ajuda psicológica e tratamentos para o bem estar também fariam grande diferença.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

#83272
Oi, tudo bem? Obrigada por me marcar, em primeiro lugar te desejo que tenha ido muito bem no primeiro dia de Enem. Vamos para a correção, espero muito poder ajudar, mas já adianto que estou sujeita a erros por não ser uma profissional.

1. Na introdução, senti falta da exposição dos dois problemas centrais do tema, o que construiria a tese e toda a abordagem. Nela, você deveria ter citado o descaso, abordado no D2, e outro problema a ser abordado no D1, que não consegui identificar qual era o principal. Poderia também ter cido usada alguma referência, o que nos leva ao número 2.

2. Não há nenhum repertório na tua redação, nenhuma demonstração de conhecimento variado. Isso é, você não fez nenhuma citação, comparação ou referência, algo que é exigido pela Competência 2.

3. No D2 achei meio vaga a sua argumentação, além de faltarem conectivos em todo o texto. Dica: comece toda oração com um conectivo.

4. Conclusão incompleta, na minha opinião, e com falta de um fechamento que "costurasse" a dissertação.

5. Não notei demonstração de conhecimento da língua culta no texto, e há alguns pequenos desvios, que podem ser ocasionados apenas por falta de atenção ou nervosismo, o que é bem compreensível.

Essa é a minha opinião sobre o texto, mas é de vital importância que você procure outros pontos de vista marcando mais gente da plataforma, afinal, posso ter errado alguma consideração ou esquecido de algum detalhe. Ademais, visto que o tema era difícil e os textos motivadores eram muito fracos, você mandou muito bem. Caso você tenha feito esse Enem só pra treinar, bora estudar mais redação no próximo ano! Caso não, eu tenho certeza que você é capaz de chegar na faculdade que deseja, e estou torcendo pra isso. Boa sorte no segundo dia de prova, a todos nós! Abraço.
#83279
Observações:
-É muito importante colocar os repertórios socioculturais, fazendo ligações entre eles e seus argumentos. Você pode citar o que quiser (livro/filme/filósofo/música), mas precisa ter relação com o tema;
-Faltaram conectivos ao longo do texto;
-Faltaram os tópicos frasais e as frases concluindo cada parágrafo;
-Faltaram as teses na introdução (os problemas que serão abordados no desenvolvimento 1 e no desenvolvimento 2);
-É necessário citar algum repertório apresentado anteriormente no final da conclusão;
-Recomendo especificar o Ministério do Governo que irá realizar a ação;
-Acho que faltaram alguns tópicos na conclusão. Toda conclusão precisa ter ação (o que), agente(quem), efeito(para quê), modo(como) e detalhamento(explicação);
-Percebi alguns erros de gramática e pontuação.

Parabéns pela redação. Muito sucesso para você! :D

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A invisibilidade dos "cidadãos"

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Certo, muito obrigada!! Por nada!

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