Primeiramente, pode-se perceber que na maioria desses casos, os envolvidos fazem parte de um grupo de regiões carentes de baixa renda, que muitas das vezes não se pode encontrar no mapa do próprio Estado. Essa sociedade invisível, está exposta a situações críticas como o desemprego, à falta de acesso à unidades de saúde e de educação, disparando as desigualdades no país.
Segundamente, um ser que não possui certidão, se vê impossibilitado de emitir documentos, isso é um reflexo do descaso com o povo brasileiro, não permitindo que o mesmo tenha os seus direitos e deveres. Algumas reportagens nos permitem visualizar de perto o quão agoniante é essa questão, e se engana quem pensa que só moradores do nordeste, por exemplo, convivem com essa realidade, nas grandes cidades há grande procura por Orgãos para solucionar esse problema. Em pequenos bairros das conhecidas metrópoles se encontra pelo menos uma pessoa sem documentos, que poderia lhe proporcionar benefícios, amenizando um pouco sua situação.
Em vista dos argumentos, para reverter e diminuir a quantidade de gente do cenário de invisibilidade, é necessário a participação do Governo Federal, por meio de campanhas acessíveis nos lugares mais difíceis de se chegar e no apoio às ONG's, auxiliando no crescimento delas para que muitos sejam contemplados com às suas cidadanias. Distribuição de alimentos e produtos de higiene, ajuda psicológica e tratamentos para o bem estar também fariam grande diferença.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.