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#56684
Conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as mulheres representam 45% da população economicamente ativa no Brasil. Contudo, mesmo ocupando expressivamente o mercado de trabalho, a população feminina ainda não tem uma significativa representatividade, principalmente no âmbito político. Tal questão está diretamente relacionada ao machismo estrutural presente na sociedade brasileira e à falta de espaço para debates acerca do tema.
Em primeiro plano, é relevante destacar que a sociedade brasileira foi erguida com base no machismo, o que explica a pouca representatividade feminina em cargos de importância. Assim, mesmo tendo grande participação no mercado de trabalho, as mulheres ainda não ocupam espaços tradicionalmente ocupados por homens, pois são desvalorizadas profissionalmente e não conseguem ascender socialmente, visto que são consideradas inferiores pelos homens.
Em segundo lugar, é perceptível a ausência de debates sobre a temática, uma vez que não há espaço para tal na atual sociedade. Conforme o pensamento de Sérgio Buarque de Holanda, a cordialidade brasileira é caracterizada como uma visão mais emotiva dos problemas sociais. Em analogia ao sociólogo, pode-se afirmar que a cordialidade atrasa a resolução da questão, pois o povo brasileiro tende a banalizá-la. Em razão disso, o movimento feminista ainda luta para conseguir conscientizar a população e o governo sobre a importância de haverem tais discussões.
Diante disso, cabe ao Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Cultura, promover espaços para debate por meio de palestras ministradas por mulheres em escolas de nível fundamental e médio, com o intuito de educar jovens meninas sobre suas próprias forças.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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