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#59994
No filme, "Saneamento Básico" de Jorge Furtado, é retratado a luta de uma comunidade para conquistar o direito de um tratamento de esgoto e melhores condições de vida. Além da ficção, isto representa a realidade de grande parcela dos brasileiros. Nesse contexto, evidencia-se o fenômeno da globalização e a desigualdade social, gerando vulnerabilização na camada social mais necessitada.
É importante inicialmente ressaltar que o saneamento básico é um direito de todos, assegurado pela Constituição Federal. Contudo, essa lei não é cumprida, observando-se que mais da metade da população brasileira é carente deste recurso, segundo a Organização Mundial da Saúde. Apesar disso, o estado continua a potencializar a demanda de higiene e saneamento em áreas ricas ao invés de promover avanços sociais.
Ao passo que a desigualdade intensifica, as doenças transmissíveis pela água contaminada ou resíduos mal depositados em indivíduos mais pobres se tornam mais recorrentes. Sob tal ótica, o autor brasileiro Monteiro Lobato criou o personagem Jeca Tatu, a fim de expor os perigos desse grave problema e como ele pode afetar a população, principalmente em áreas mais vulneráveis.
Em síntese, é de suma importância medidas efetivas para amenizar esses efeitos da globalização desigual. O Ministério da Saúde, a partir de verbas financeiras, na construção de tratamento de esgoto em lugares mais afastados, como periferias ou interior do país. Além da garantia de melhor atendimento em postos de saúde, devido as doenças causadas por tal problema. Somente assim, essa situação deixará de fazer parte da realidade do Brasil.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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