É importante inicialmente ressaltar que o saneamento básico é um direito de todos, assegurado pela Constituição Federal. Contudo, essa lei não é cumprida, observando-se que mais da metade da população brasileira é carente deste recurso, segundo a Organização Mundial da Saúde. Apesar disso, o estado continua a potencializar a demanda de higiene e saneamento em áreas ricas ao invés de promover avanços sociais.
Ao passo que a desigualdade intensifica, as doenças transmissíveis pela água contaminada ou resíduos mal depositados em indivíduos mais pobres se tornam mais recorrentes. Sob tal ótica, o autor brasileiro Monteiro Lobato criou o personagem Jeca Tatu, a fim de expor os perigos desse grave problema e como ele pode afetar a população, principalmente em áreas mais vulneráveis.
Em síntese, é de suma importância medidas efetivas para amenizar esses efeitos da globalização desigual. O Ministério da Saúde, a partir de verbas financeiras, na construção de tratamento de esgoto em lugares mais afastados, como periferias ou interior do país. Além da garantia de melhor atendimento em postos de saúde, devido as doenças causadas por tal problema. Somente assim, essa situação deixará de fazer parte da realidade do Brasil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.