Faz se necessário destacar o grande descaso da população em relação as pessoas em situação de rua. Segundo a afirmação atribuída a filósofa Simone de Beauvoir “O mais escandaloso dos escândalos é que nos habituamos a eles”, com isso é entendido que mais escandaloso do que a problemática em questão é o fato da população se habituar a essa realidade.
Além disso, vale ressaltar como o aumento do desemprego culmina fortemente nessa problemática. Com a eclosão da revolução industrial na segunda metade do século XVIII, houve transformações nos setores industriais, tendo como principal ponto a maquinização dos meios de produção, substituindo o trabalho humano por máquinas. Isso perpetua até os dias de hoje, com os avanços tecnológicos que substituem o trabalhador por máquinas, muito mais ágeis e praticas na visão da indústria, o que gera a alta taxa de desemprego.
Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse, urge que o Ministério da Educação em conjuntura ao Ministério dos Direitos humanos, primeiramente criem uma proposta pedagógica conscientizadora nas escolas e com o auxílio de empresas privadas, fazer a oferta de cargos para esse tipo de população desafortunada. Por meio de uma reforma na educação é possível de uma melhor forma para conscientizar as pessoas sobre a população em situação precária, e por meio de cargos ofertados pelas empresas para melhorar a condição de vida dessas pessoas, com isso as empresas recebem uma certa isenção fiscal por estarem a contribuir positivamente com a sociedade e ajudando a diminuir a problemática da população em situação de rua no Brasil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.