• Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
#73582
No filme “Os renegados” é retratado a história de Mona, uma jovem andarilha que morre congelada vítima do inverno francês. Sua triste história é contada ao longo da trama por todos aqueles que cruzaram seu caminho. Fora da ficção, é perceptível essa realidade no contexto brasileiro, onde há várias pessoas em situação de rua que correm até risco de vida, no qual são completamente ignorados pela população, e por conta do aumento do desemprego não conseguirem a oportunidade para uma melhor condição de vida.

Faz se necessário destacar o grande descaso da população em relação as pessoas em situação de rua. Segundo a afirmação atribuída a filósofa Simone de Beauvoir “O mais escandaloso dos escândalos é que nos habituamos a eles”, com isso é entendido que mais escandaloso do que a problemática em questão é o fato da população se habituar a essa realidade.

Além disso, vale ressaltar como o aumento do desemprego culmina fortemente nessa problemática. Com a eclosão da revolução industrial na segunda metade do século XVIII, houve transformações nos setores industriais, tendo como principal ponto a maquinização dos meios de produção, substituindo o trabalho humano por máquinas. Isso perpetua até os dias de hoje, com os avanços tecnológicos que substituem o trabalhador por máquinas, muito mais ágeis e praticas na visão da indústria, o que gera a alta taxa de desemprego.

Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse, urge que o Ministério da Educação em conjuntura ao Ministério dos Direitos humanos, primeiramente criem uma proposta pedagógica conscientizadora nas escolas e com o auxílio de empresas privadas, fazer a oferta de cargos para esse tipo de população desafortunada. Por meio de uma reforma na educação é possível de uma melhor forma para conscientizar as pessoas sobre a população em situação precária, e por meio de cargos ofertados pelas empresas para melhorar a condição de vida dessas pessoas, com isso as empresas recebem uma certa isenção fiscal por estarem a contribuir positivamente com a sociedade e ajudando a diminuir a problemática da população em situação de rua no Brasil.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

#74527
@livia2110, Olá! Espero que esteja bem!💖

💡》Correção modelo Enem

🤸‍♀️Ressalto que não sou especialista e ainda estou na fase de aprendizagem.

✅CORRETO

❌ERRO/DESNECESSÁRIO

📝CORREÇÃO DO ERRO

🧐OPINIÃO

😉DICA

✍🏾✍🏾INTRODUÇÃO✍🏾✍🏾
✅《CONTEXTUALIZAÇÃO》No filme ❌“Os renegados”❌📝[Os Renegados] é retratado📝[retratada] a história de Mona, uma jovem andarilha que morre congelada vítima do inverno francês. Sua triste história é contada ao longo da trama por todos aqueles que cruzaram seu caminho. ✅《TESE E ENCAMINHAMENTO ARGUMENTATIVO 》Fora da ficção, é perceptível essa realidade no contexto brasileiro, onde >😉 [USE APENAS QUANDO SE REFERIR A UM LUGAR] há várias pessoas em situação de rua que correm[,] até [mesmo,] risco de vida, ❌no qual❌[as quais] são completamente ignorados pela população, e por conta do aumento do desemprego não ❌conseguirem ❌📝[conseguiram] a oportunidade para uma melhor condição de vida.

🧐EXCELENTE. NÃO VI FALHAS QUANTO À ESTRUTURA. VOCÊ CONTEXTUALIZA MUITO BEM.

▶️QUANTO AOS DESVIOS:
•NOME DE FILME É SEMPRE COM LETRAS MAIÚSCULAS;
•CUIDADO COM A CONCORDÂNCIA: "A HISTÓRIA É RETRADADA" OU "É RETRATADA A HISTÓRIA".
•NO QUAL/NA QUAL:“No qual” deve ser usado com verbo transitivo indireto e “o qual” deve ser usada com verbo transitivo direto. https://duvidas.dicio.com.br/o-qual-do- ... as%20quais.

--------------------------------------------------------

✍🏽✍🏽D.1✍🏽✍🏽

✅《TÓPICO FRASAL》Faz se necessário destacar o grande descaso da população em relação as pessoas em situação de rua. ✅《REPERTÓRIO/ARGUMENTAÇÃO 》Segundo a afirmação atribuída a filósofa Simone de Beauvoir “O mais escandaloso dos escândalos é que nos habituamos a eles”❌,❌📝> . Com < com isso é entendido que mais escandaloso do que a problemática em questão é o fato da população se habituar a 📝[ela].❌ essa realidade.❌ [COMO A POPULAÇÃO SE HABITUOU AO PROBLEMA? O QUE NÃO ESTÁ SENDO FEITO? QUAL A CONSEQUÊNCIA DISSO? O QUE VOCÊ PENSA SOBRE ISSO] [ps: responda em 3° pessoa].

🧐FALHAS NA ESTRUTURA. FALTA ARGUMENTAR MELHOR. PARA ISSO, RESPONDA AS PERGUNTAS FEITAS. NÃO DEIXE BURACOS NO SEU TEXTO. ADEMAIS, FINALIZE-O.

--------------------------------------------------------

✍🏽✍🏽D.2✍🏽✍🏽
Se você não citar as palavras do tema e não relacionar seu argumento a ele, você tangencia.
👇🏽👇🏽👇🏽👇🏽
✅《TÓPICO FRASAL》Além disso, vale ressaltar como o aumento do desemprego culmina fortemente nessa problemática. ✅《REPERTÓRIO》Com a eclosão da revolução industrial na segunda metade do século XVIII, houve transformações nos setores industriais, tendo como principal ponto a maquinização dos meios de produção, substituindo o trabalho humano por máquinas. ✅《ARGUMENTAÇÃO》Isso perpetua até os dias de hoje, com os avanços tecnológicos que substituem o trabalhador por máquinas, muito mais ágeis e praticas na visão da indústria, o que gera a alta taxa de desemprego.😉《SÓ FALTOU RELACIONAR AO TEMA, DIGA QUE OS MORADORES DE RUA SÃO OS QUE MAIS SOFREM COM ISSO, VISTO QUE A DISPUTA POR EMPREGOS É ACIRRADA. GANHA QUEM TEM MELHOR FORMAÇÃO E ELES, GERALMENTE, NEM ESTUDARAM OU ESTUDARAM POUCO.》😉《FINALIZE DIZENDO QUE ISSO É INACEITÁVEL, SEI LÁ. O QUE VOCÊ ACHA? 》

--------------------------------------------------------

✍🏽✍🏽CONCLUSÃO✍🏽✍🏽

✅《TÓPICO FRASAL》Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse, 📝[.]urge que o ✅《AGENTE》Ministério da Educação em conjuntura ao Ministério dos Direitos humanos, primeiramente📝 [,]✅《AÇÃO》criem uma proposta pedagógica conscientizadora nas escolas e com o auxílio de empresas privadas, fazer a oferta de cargos para esse tipo de população desafortunada.📝 [,]😉[FICOU MEIO REPETITIVO CUIDADO] Por meio de uma reforma na educação é possível de uma melhor forma para conscientizar as pessoas sobre a população em situação precária, e por meio de cargos ofertados pelas empresas para melhorar a condição de vida dessas pessoas, [.]✅《DETALHAMENTO》com isso as empresas recebem uma certa isenção fiscal por estarem ❌a contribuir❌[contribuindo] positivamente com a sociedade e ajudando a diminuir a problemática da população em situação de rua no Brasil.

❌FINALIDADE : PARA QUÊ TAL AÇÃO SERÁ FEITA?

🚀🚀ABRAÇOS! s2🚀🚀
Saúde Pública no Brasil

OLÁ! Tudo bem? Espero que seu dia estej[…]

3m1ly aaah muito obrigada pela correç&ati[…]

Consumismo no Brasil

Eraldonunes eurodrigo Gi69 Anne24 Lol[…]

Jean Jaques Rosseau, filósofo iluminista, a[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM