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Por yagorodoli
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#127587
A Constituição Federal do Brasil garante que todos são iguais perante a lei. No entanto, a observação da realidade atesta uma desumanização da população em situação de rua. Garantir que direitos básicos sejam estendidos a estas pessoas é uma ação necessária para que o exercício da cidadania seja assegurado.

Vê-se, a todo instante, uma certa repulsa da sociedade diante de pessoas em situação de rua. Há um preconceito e descriminação enraizados, tais como associação destes moradores com doenças e violência. É vital, portanto, que haja campanhas de conscientização da sociedade a respeito destas associações preconceituosas, que já foram naturalizadas. Pois, o choque de realidade diante da precária cidadania das pessoas em situação de rua é basilar para o avançar da discussão.

Também vale mencionar as precárias condições de infraestrutura que estas pessoas possuem para garantir a sobrevivência no dia a dia. É necessário, além do reconhecimento dos moradores em situação de rua como merecedores de dignidade, medidas práticas, tais como projetos de distribuição de alimentos e itens de higiene básica. Logo, o pulso firme do Estado é fundamental para assegurar direitos básicos para esta população.

Assim, é necessário políticas públicas efetivas que garantam a dignidade das pessoas em situação de ruas. Cabe ao Estado, portanto, incentivar as escolas e meios de comunicação para que haja uma discussão sobre os pré-julgamentos que foram naturalizados sobre o povo em situação de rua. Assim como, é substancial postos públicos de fornecimento gratuito de itens básicos para esta população.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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Por Felipe082
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos Colecionador Doações
#127592
Oi, @yagorodoli! Como retribuição pela sua recente participação no projeto, vou corrigir a sua redação. Continue assim!

A Constituição Federal do Brasil garante que todos são iguais perante a lei. No entanto, (1) a observação da realidade atesta uma desumanização da população em situação de rua (2). Garantir que direitos básicos sejam estendidos a estas essas (3) pessoas é uma ação necessária para que o exercício da cidadania seja assegurado. (4)

(1) Recomendo que a relação entre o repertório e o tema seja fortalecida. Por exemplo: "No entanto, contrariando esse documento, [...]".
(2) A fim de evidenciar o projeto de texto, antecipe os argumentos centrais que serão desenvolvidos no D1 e no D2, respectivamente. Por exemplo: "[...] a observação da realidade atesta uma desumanização da população em situação de rua, causada pelo preconceito e pela falta de infraestrutura".
(3) Ao se referir a algo que já foi dito, use "essas", e não "estas". Para mais informações, acesse: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-39646836

Vê-se, a todo instante (1), uma certa repulsa da sociedade diante de pessoas em situação de rua (2). Há um preconceito e uma (3) descriminação discriminação enraizados, tais como associação destes moradores com doenças e violência (4). É vital, portanto, que haja campanhas de conscientização da sociedade a respeito destas dessas associações preconceituosas, que já foram naturalizadas. Pois, o Nesse contexto, (5) choque de realidade diante da precária cidadania das pessoas em situação de rua é basilar para o avançar da discussão.

(1) Evite generalizações. A repulsa não é vista, literalmente, a todo instante. Prefira "com frequência", "muitas vezes" ou "geralmente".
(2) Essa afirmação poderia ser melhor articulada à linha de raciocínio. O que caracteriza a repulsa pelos moradores de rua? Ela é idêntica ao preconceito e à discriminação, citados no período seguinte? Caso seja idêntica, por que mencioná-la duas vezes? Caso não seja idêntica, qual é a diferença?
(3) Atente-se à falta de paralelismo sintático. Para mais informações, acesse: https://brasilescola.uol.com.br/redacao/paralelismo.htm
(4) Desdobre mais essa informação.
(5) Há, aqui, uma falha na estrutura sintática: o período foi fragmentado. Não inicie a frase com "pois" para dar continuidade à ideia da frase anterior.

Também vale mencionar as precárias condições de infraestrutura (1) que estas essas pessoas possuem para garantir a sobrevivência no dia a dia. É necessário, além do reconhecimento dos moradores em situação de rua como merecedores de dignidade, medidas práticas, tais como (2) projetos de distribuição de alimentos (3) e itens de higiene básica. Logo, o pulso firme (4) do Estado é fundamental para assegurar direitos básicos para esta essa população.

(1) Quais dificuldades elas enfrentam no que tange à infraestrutura? Dê exemplos. O que causa essas dificuldades? Explique.
(2) Evite repetir recursos coesivos, como "tais como". Sugestão: "[...] medidas práticas – projetos de distribuição de alimentos e itens de higiene básica, por exemplo".
(3) O fornecimento de alimentos, salvo engano da minha parte, não é abarcado pelo conceito de infraestrutura. Para mais informações, acesse: https://brasilescola.uol.com.br/geograf ... rutura.htm
(4) Evite expressões coloquiais.

Assim, é necessário políticas públicas efetivas que garantam a dignidade das pessoas em situação de ruas rua. Cabe ao Estado, portanto (1), incentivar as escolas e os (2) meios de comunicação para que haja uma discussão sobre os pré-julgamentos que foram naturalizados sobre o povo em situação de rua. Assim como, é substancial É substancial, ainda, que haja (3) postos públicos de fornecimento gratuito de itens básicos para esta essa população.

(1) Evite, além da repetição de recursos coesivos, o uso de conectivos conclusivos em dois períodos consecutivos – é o caso do "assim" e do "portanto".
(2) Atente-se ao paralelismo sintático.
(3) Há, aqui, uma falha na estrutura sintática: o período foi fragmentado. Não inicie a frase com "assim como" para dar continuidade à ideia da frase anterior.

Como não conheço os critérios da banca do seu concurso, vou fazer apenas uma avaliação aproximada.

C1. Compreender o tema e não fugir do que é proposto -> 1,6
Bom, mas o conceito de "choque de cidadania" poderia ter sido desenvolvido de forma mais explícita.
C2. Adequação aos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa -> 1,6
Bom. Seria interessante utilizar mais repertórios socioculturais, mesmo que não seja uma exigência da banca.
C3. Aplicar, apropriadamente, mecanismos de coesão (referenciação, sequenciação e demarcação das partes do texto) -> 1,6
Bom, mas tome cuidado com as repetições.
C4. Selecionar, organizar e relacionar de forma coerente argumentos pertinentes ao tema proposto -> 1,2
Ok. Procure desdobrar mais os argumentos.
C5. Domínio da modalidade escrita da norma-padrão (adequação vocabular, ortografia, morfologia, sintaxe de concordância, de regência e de colocação) -> 1,6
Bom. Parabéns pelo texto bem escrito!

Total: 7,6

Qualquer dúvida, estou à disposição ;)
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Por Felipe082
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#127702
Imagina! Fico feliz por ajudar! :D
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