Em primeiro lugar, é importante destacar um agente muito importante, que influencia bastante as relações entre homem e mulher, o machismo. Os homens são, desde o momento da sua infância, colocados numa posição de privilégio masculino, onde eles são os mais inteligentes, o centro das atenções. São ensinados a serem desrespeitosos com as mulheres e passam toda sua fase de crescimento situando-se superior, porque a família, as pessoas com quem convivem, o fazem acreditar que de fato é superior pelo seu gênero, perpetuando o machismo estrutural.
Segundo dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública 90% das vítimas de feminicídio foram mortas pelo companheiro ou pelo ex. Além do abuso psicológico e agressões físicas, um grande número de mulheres são executadas por seus parceiros ou ex-parceiros, quando conseguem finalmente se desvencilhar dessa condição. Com isso, fica cada vez mais difícil, mulheres acabam presas nesse tipo de relacionamento pelo medo e são silenciadas por uma sociedade que muita das vezes acaba normalizando esse tipo de violência, que cresce a cada dia.
Em síntese, a sociedade moderna é doente, tomada por mazelas, não só aceita como reforça a violência e o abuso contra a mulher. Para lutar contra esse tipo de situação, é necessário, uma maior conscientização dos indivíduos com campanhas e palestras, nas escolas, faculdades, fazendo-os refletir sobre o machismo, essas ideias precisam ser reforçadas por meio de leis com a finalidade de realmente proteger as mulheres. Ademais, é preciso potencializar, dar voz, as pautas feministas, para que as mulheres se sintam encorajadas para combater tamanha impetuosidade contra sua integridade. A violência contra a mulher só irá se findar juntamente com o fim do machismo.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.