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Por gqgfarias
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#74359
De acordo com o art.5 da Constituição Brasileira de 1988, todos os cidadãos do país devem ter acesso aos direitos básicos à vida, tais como igualdade, liberdade e segurança. Hodiernamente, esse conceito contrapõe-se à realidade de milhões de brasileiros pobres e periféricos, os quais travam lutas cotidianas para terem seus direitos fundamentais garantidos, assolados pelas desigualdades sociais que perfilam diversas regiões do Brasil. Com efeito, observa-se um grave problema, que emerge do negligenciamento governamental e da priorização de interesses financeiros.

Primeiramente, a insuficiência dos governos é um impasse essencial na estrutura do problema. Segundo Thomas Hobbes, o Estado tem como função garantir o bem-estar da população. Entretanto, essa função não existe de forma igualitária no Brasil, visto que regiões afastadas dos centros globalizados são governamentalmente negligenciadas em relação a serviços essenciais, como saúde, educação e moradia, por exemplo, gerando uma desigualdade social gigantesca e prejudicial. Logo, retirar essas regiões de situação de vulnerabilidade social e garantir condições de vida dignas às populações é urgente.

Em segunda análise, a nocividade da valorização dos interesses financeiros acima das condições humanas é um desafio no que tange ao problema. Para Bauman, os valores da sociedade estão sendo colonizados pela lógica de mercado. Esse conceito é notável no entrave da desigualdade social regional no país, uma vez que regiões desenvolvidas recebem cada vez mais recursos para continuarem gerando lucro, ao passo que regiões periféricas são abandonadas e excluídas de ascensão, continuando em desvantagem não só econômica, mas socialmente. Assim, inverter a lógica e considerar os valores e condições humanas igualitárias em primeiro lugar, é essencial.

Portanto, é imprescindível intervir sobre a questão. Para isso, o Poder Público deve criar e implementar políticas públicas eficazes a regiões vulneráveis, com maior investimento em saúde, educação e moradia, através das esferas públicas de cada local, para promover a democratização social e econômica. Ademais, é preciso que Poderes Executivo e Judiciário implementem medidas de fiscalização e penalização para desvios de verba e priorização de interesses financeiros regionais, através de leis e regulamentos que garantam a chegada de verba a todas as populações, possibilitando acesso necessário à seus direitos e serviços.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por maiconpgtu
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#74444
❌❱𝐸𝑅𝑅𝒜𝒟𝒪
✅❱𝒫𝒜𝑅𝒜𝐵𝐸𝒩𝒮
📄❱𝑅𝐸𝐸𝒮𝒞𝑅𝐸𝒱𝐸𝑅
📝❱𝐹𝒜𝐿𝒯𝒪𝒰
😱❱ 𝒜𝒯𝐸𝒩𝒞𝒜𝒪

De acordo com o art.5 da Constituição Brasileira de 1988, todos os cidadãos do país devem ter acesso aos direitos básicos à vida, tais como igualdade, liberdade e segurança. Hodiernamente, esse conceito contrapõe-se à realidade de milhões de brasileiros pobres e periféricos <desnecessário , os quais travam lutas cotidianas para terem seus direitos fundamentais garantidos, assolados pelas desigualdades sociais que perfilam diversas regiões do Brasil. Com efeito, observa-se um grave problema, que emerge do negligenciamento < negligenciação governamental e da priorização de interesses financeiros.

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Primeiramente, a insuficiência dos governos é um impasse essencial na estrutura do problema. Segundo Thomas Hobbes, o Estado tem como função garantir o bem-estar da população. Entretanto, essa função não existe de forma igualitária no Brasil, visto que regiões afastadas dos centros globalizados são governamentalmente negligenciadas em relação a serviços essenciais, como saúde, educação e moradia, por exemplo, gerando uma desigualdade social gigantesca e prejudicial. Logo, retirar essas regiões de situação de vulnerabilidade social e garantir condições de vida dignas às populações é urgente.

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Em segunda análise, a nocividade da valorização dos interesses financeiros acima das condições humanas é um desafio no que tange ao problema. Para Bauman, "os valores da sociedade estão sendo colonizados pela lógica de mercado" . Esse conceito é notável no entrave da desigualdade social regional no país, uma vez que regiões desenvolvidas recebem cada vez mais recursos para continuarem gerando lucro, ao passo que regiões periféricas são abandonadas e excluídas de ascensão, continuando em desvantagem não só econômica, mas socialmente. Assim, inverter a lógica e considerar os valores e condições humanas igualitárias em primeiro lugar, é essencial.

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Portanto, é imprescindível intervir sobre a questão. Para isso, o Poder Público deve criar e implementar políticas públicas eficazes a regiões vulneráveis, com maior investimento em saúde, educação e moradia, através das esferas públicas de cada local, para promover a democratização social e econômica. Ademais, é preciso que Poderes Executivo e Judiciário implementem medidas de fiscalização e penalização para desvios de verba e priorização de interesses financeiros regionais, através de leis e regulamentos que garantam a chegada de verba a todas as populações, possibilitando acesso necessário à seus 1 direitos e serviços.

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Por gqgfarias
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#74458
Muito obrigada pela correção!! :D
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