Primeiramente, a insuficiência dos governos é um impasse essencial na estrutura do problema. Segundo Thomas Hobbes, o Estado tem como função garantir o bem-estar da população. Entretanto, essa função não existe de forma igualitária no Brasil, visto que regiões afastadas dos centros globalizados são governamentalmente negligenciadas em relação a serviços essenciais, como saúde, educação e moradia, por exemplo, gerando uma desigualdade social gigantesca e prejudicial. Logo, retirar essas regiões de situação de vulnerabilidade social e garantir condições de vida dignas às populações é urgente.
Em segunda análise, a nocividade da valorização dos interesses financeiros acima das condições humanas é um desafio no que tange ao problema. Para Bauman, os valores da sociedade estão sendo colonizados pela lógica de mercado. Esse conceito é notável no entrave da desigualdade social regional no país, uma vez que regiões desenvolvidas recebem cada vez mais recursos para continuarem gerando lucro, ao passo que regiões periféricas são abandonadas e excluídas de ascensão, continuando em desvantagem não só econômica, mas socialmente. Assim, inverter a lógica e considerar os valores e condições humanas igualitárias em primeiro lugar, é essencial.
Portanto, é imprescindível intervir sobre a questão. Para isso, o Poder Público deve criar e implementar políticas públicas eficazes a regiões vulneráveis, com maior investimento em saúde, educação e moradia, através das esferas públicas de cada local, para promover a democratização social e econômica. Ademais, é preciso que Poderes Executivo e Judiciário implementem medidas de fiscalização e penalização para desvios de verba e priorização de interesses financeiros regionais, através de leis e regulamentos que garantam a chegada de verba a todas as populações, possibilitando acesso necessário à seus direitos e serviços.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.