Em primeiro lugar, é necessário dizer que o racismo estrutural contribui para a problemática. No Brasil colônia, a escravidão de indivíduos africanos era algo comum e lícito, uma vez que os colonizadores acreditavam em uma hierarquia de raças e etnias, a qual colocavam eles como melhores e superiores que os outros pelo fato de serem brancos. Análogo a isso, essa discriminação no passado faz com que se crie um esteriótipo em relação ao negro, o qual determina que este não tem valor e é inferior aos demais, essa ideia errônea ajuda os policiais a porem em prática o preconceito e, consequentemente, o racismo. Desse modo, é indispensável que não se relacione esses dois eixos, já que é notável a relação entre eles.
Por conseguinte, esse posicionamento de diversos militares acaba matando jovens inocentes. No ano de 2020, João Pedro, de 14 anos, foi morto dentro da própria casa, o tiro foi desparado por um policial durante uma operação na região periférica do Rio de Janeiro. À vista disso, vê-se como a populção negra sofre com a violência policial no Brasil, pois os indivíduos que deveriam proteger são os que matam, mas não se baseando em crimes, e sim em cor. Dessa maneira, fica evidente que a repressão policial contra negros é um assunto que precisa ser falado.
Portanto, medidas precisam ser tomadas para amenizar o problema. Logo, urge que o Ministério da Justiça e Segurança Pública crie, por meio de rodas de conversas entre os militares, debates sobre a questão abordada. Essa ação deverá ser orientada por professores de história e psicólogos, os quais irão buscar explicar e descontruir os esteriótipos negativos sobre os negros, os debates também poderão ser abertos para o público, a fim de melhorar a segurança pública para essa população. Assim, a repressão policial contra negros poderá ser diminuída.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 173
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 173
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 193
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.