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Por Jeniffeeee
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#42505
O seriado "Todo mundo odeia o Chris" mostra a realidade racista vivenciada por todos os negros, o programa se refere, de forma crítica e descontraída, à repressão policial contra negros e às situações preconceituosas que eles vivem no dia a dia. No cenário atual, é possível notar como essa ideia ainda acompanha a sociedade, visto que muitas pessoas com descendência africana ou indígena ainda sofrem com esse problema. A violência policial sofrida por esses povos ainda é muito recorrente, ela tem como principal motivo o racismo estrutural e leva como consequência a morte de pessoa inocentes, que são vítimas do preconceito de homens fardados.

Em primeiro lugar, é necessário dizer que o racismo estrutural contribui para a problemática. No Brasil colônia, a escravidão de indivíduos africanos era algo comum e lícito, uma vez que os colonizadores acreditavam em uma hierarquia de raças e etnias, a qual colocavam eles como melhores e superiores que os outros pelo fato de serem brancos. Análogo a isso, essa discriminação no passado faz com que se crie um esteriótipo em relação ao negro, o qual determina que este não tem valor e é inferior aos demais, essa ideia errônea ajuda os policiais a porem em prática o preconceito e, consequentemente, o racismo. Desse modo, é indispensável que não se relacione esses dois eixos, já que é notável a relação entre eles.

Por conseguinte, esse posicionamento de diversos militares acaba matando jovens inocentes. No ano de 2020, João Pedro, de 14 anos, foi morto dentro da própria casa, o tiro foi desparado por um policial durante uma operação na região periférica do Rio de Janeiro. À vista disso, vê-se como a populção negra sofre com a violência policial no Brasil, pois os indivíduos que deveriam proteger são os que matam, mas não se baseando em crimes, e sim em cor. Dessa maneira, fica evidente que a repressão policial contra negros é um assunto que precisa ser falado.

Portanto, medidas precisam ser tomadas para amenizar o problema. Logo, urge que o Ministério da Justiça e Segurança Pública crie, por meio de rodas de conversas entre os militares, debates sobre a questão abordada. Essa ação deverá ser orientada por professores de história e psicólogos, os quais irão buscar explicar e descontruir os esteriótipos negativos sobre os negros, os debates também poderão ser abertos para o público, a fim de melhorar a segurança pública para essa população. Assim, a repressão policial contra negros poderá ser diminuída.

Tudo sempre parece impossível até que seja feito.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 173

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 173

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 193

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por GlendaMorais
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#42515
Claro @Jeniffeeee :D

Contextualização
Apresentação do tema
Tese
Termos coesivos
Tópico Frasal
Dados
Argumentação
Arrematação da Tese
Elementos da proposta de intervenção
Frase de efeito
Comentários


O seriado "Todo mundo odeia o Chris" mostra a realidade racista vivenciada por todos os negros, o programa se refere, de forma crítica e descontraída, à repressão policial contra negros e às situações preconceituosas que eles vivem no dia a dia. No cenário atual, é possível notar como essa ideia ainda acompanha a sociedade, visto que muitas pessoas com descendência africana ou indígena ainda sofrem com esse problema.( Faltou o termo coesivo!)A violência policial sofrida por esses povos ainda é muito recorrente, ela tem como principal motivo o racismo estrutural e leva como consequência a morte de pessoa inocentes, que são vítimas do preconceito de homens fardados.( Boa! Contextualiza, apresenta o tema e a tese!)

Em primeiro lugar, é necessário dizer que o racismo estrutural contribui para a problemática.
( Faltou o termo coesivo!)No Brasil colônia, a escravidão de indivíduos africanos era algo comum e lícito, uma vez que os colonizadores acreditavam em uma hierarquia de raças e etnias, a qual colocavam eles como melhores e superiores que os outros pelo fato de serem brancos. Análogo a(à) isso, essa discriminação no passado faz com que se crie um esteriótipo em relação ao negro, o qual determina que este não tem valor e é inferior aos demais, essa ideia errônea ajuda os policiais a porem em prática o preconceito e, consequentemente, o racismo. Desse modo, é indispensável que não se relacione esses dois eixos, já que é notável a relação entre eles.( Nesse desenvolvimento, sua abordagem é rasa e superficial. Aconselho que explore e aprofunde mais suas ideias!)

Por conseguinte, esse posicionamento de diversos militares acaba matando jovens inocentes. ( Faltou o termo coesivo!)No ano de 2020, João Pedro, de 14 anos, foi morto dentro da própria casa, o tiro foi desparado por um policial durante uma operação na região periférica do Rio de Janeiro. À vista disso, vê-se como a populção negra sofre com a violência policial no Brasil, pois os indivíduos que deveriam proteger são os que matam, mas não se baseando em crimes, e sim em cor. Dessa maneira, fica evidente que a repressão policial contra negros é um assunto que precisa ser falado.( Boa argumentação , porém apresenta ainda o mesmo problema do D1. Explore mais e aprofunde melhor suas ideias!)

Portanto, medidas precisam ser tomadas para amenizar o problema. Logo, urge que o Ministério da Justiça e Segurança Pública( Agente) crie, por meio de rodas de conversas entre os militares( Meio), debates sobre a questão abordada( Ação). ( Faltou o termo coesivo!)Essa ação deverá ser orientada por professores de história e psicólogos, os quais irão buscar explicar e descontruir os esteriótipos negativos sobre os negros, os debates também poderão ser abertos para o público( Detalhamento), a fim de melhorar a segurança pública para essa população( Finalidade). Assim, a repressão policial contra negros poderá ser diminuída. ( Conclusão perfeita e completa!)


Gostei da sua redação, mas carece de aspectos importantes. Estude termos coesivos e argumentação.
No mais , e só.
Obrigada por me marcar!
Até a próxima! ;)

Paz, mesmo havendo guerra..
Educação, apesar da ignorância...
Amor, ao inves de qualquer ódio...
P.s. A procura dessa amor.... :/ :idea:
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Por GlendaMorais
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#42516
GlendaMorais escreveu:Claro @Jeniffeeee :D

Contextualização
Apresentação do tema
Tese
Termos coesivos
Tópico Frasal
Dados
Argumentação
Arrematação da Tese
Elementos da proposta de intervenção
Frase de efeito
Comentários


O seriado "Todo mundo odeia o Chris" mostra a realidade racista vivenciada por todos os negros, o programa se refere, de forma crítica e descontraída, à repressão policial contra negros e às situações preconceituosas que eles vivem no dia a dia. No cenário atual, é possível notar como essa ideia ainda acompanha a sociedade, visto que muitas pessoas com descendência africana ou indígena ainda sofrem com esse problema.( Faltou o termo coesivo!)A violência policial sofrida por esses povos ainda é muito recorrente, ela tem como principal motivo o racismo estrutural e leva como consequência a morte de pessoa inocentes, que são vítimas do preconceito de homens fardados.( Boa! Contextualiza, apresenta o tema e a tese!)

Em primeiro lugar, é necessário dizer que o racismo estrutural contribui para a problemática.
( Faltou o termo coesivo!)No Brasil colônia, a escravidão de indivíduos africanos era algo comum e lícito, uma vez que os colonizadores acreditavam em uma hierarquia de raças e etnias, a qual colocavam eles como melhores e superiores que os outros pelo fato de serem brancos. Análogo a(à) isso, essa discriminação no passado faz com que se crie um esteriótipo em relação ao negro, o qual determina que este não tem valor e é inferior aos demais, essa ideia errônea ajuda os policiais a porem em prática o preconceito e, consequentemente, o racismo. Desse modo, é indispensável que não se relacione esses dois eixos, já que é notável a relação entre eles.( Nesse desenvolvimento, sua abordagem é rasa e superficial. Aconselho que explore e aprofunde mais suas ideias!)

Por conseguinte, esse posicionamento de diversos militares acaba matando jovens inocentes. ( Faltou o termo coesivo!)No ano de 2020, João Pedro, de 14 anos, foi morto dentro da própria casa, o tiro foi desparado por um policial durante uma operação na região periférica do Rio de Janeiro. À vista disso, vê-se como a populção negra sofre com a violência policial no Brasil, pois os indivíduos que deveriam proteger são os que matam, mas não se baseando em crimes, e sim em cor. Dessa maneira, fica evidente que a repressão policial contra negros é um assunto que precisa ser falado.( Boa argumentação , porém apresenta ainda o mesmo problema do D1. Explore mais e aprofunde melhor suas ideias!)

Portanto, medidas precisam ser tomadas para amenizar o problema. Logo, urge que o Ministério da Justiça e Segurança Pública( Agente) crie, por meio de rodas de conversas entre os militares( Meio), debates sobre a questão abordada( Ação). ( Faltou o termo coesivo!)Essa ação deverá ser orientada por professores de história e psicólogos, os quais irão buscar explicar e descontruir os esteriótipos negativos sobre os negros, os debates também poderão ser abertos para o público( Detalhamento), a fim de melhorar a segurança pública para essa população( Finalidade). Assim, a repressão policial contra negros poderá ser diminuída. ( Conclusão perfeita e completa!)


Gostei da sua redação, mas carece de aspectos importantes. Estude termos coesivos e argumentação.
No mais , e só.
Obrigada por me marcar!
Até a próxima! ;)
Sua nota ficou 860!

C1 > 180
C2 > 200
C3 > 160
C4 > 120
C5 > 200

Espero ter ajudado!

Paz, mesmo havendo guerra..
Educação, apesar da ignorância...
Amor, ao inves de qualquer ódio...
P.s. A procura dessa amor.... :/ :idea:
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Por Jeniffeeee
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#42530
@GlendaMorais, obrigada pela correção! O único ponto em que discordo é na questão dos recursos coesivos, na introdução realmente faltou, mas nos desenvolvimentos e na conclusão eles não são obrigatórios, logo, discordo da nota na C4 se os motivos forem só esses. Ressalto também que a crase corrigida no D1 está errada, pois ela não pode ser posta antes de pronomes demonstrativos. Obrigada pela ajuda, te marcarei na próxima :D

Tudo sempre parece impossível até que seja feito.
0
Por Ashiley
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#42544
@Jeniffeeee

Erros
Correção dos erros
Comentários
Os 5 elementos
Outras observações

Introdução
O seriado "Todo mundo odeia o Chris" mostra a realidade racista vivenciada por todos os negros, (Acho que ficaria melhor um ponto aqui, pois da forma que está é um trecho justaposto) o programa se refere, de forma crítica e descontraída, à repressão policial contra negros e às situações preconceituosas que eles vivem no dia a dia. No cenário atual, é possível notar como essa ideia ainda acompanha a sociedade, visto que muitas pessoas com descendência africana ou indígena ainda sofrem com esse problema. A violência policial sofrida por esses povos ainda é muito recorrente, ela tem como principal motivo o racismo estrutural e leva como consequência a morte de pessoa inocentes, que são vítimas do preconceito de homens fardados.
:arrow: Boa introdução, nada mais a falar!

Desenvolvimento 1
Em primeiro lugar, é necessário dizer que o racismo estrutural contribui para a problemática. No Brasil colônia, a escravidão de indivíduos africanos era algo comum e lícito, uma vez que os colonizadores acreditavam em uma hierarquia de raças e etnias, a qual colocavam eles como melhores e superiores que os outros pelo fato de serem brancos. Análogo a isso, essa discriminação no passado faz com que se crie um esteriótipo em relação ao negro, o qual determina que este não tem valor e é inferior aos demais, essa ideia errônea ajuda os policiais a porem em prática o preconceito e, consequentemente, o racismo. Desse modo, é indispensável que não se relacione esses dois eixos, já que é notável a relação entre eles.
:arrow: Bom desenvolvimento. Boa argumentação e organização... Nada a falar!

Desenvolvimento 2
Por conseguinte, esse posicionamento de diversos militares acaba matando jovens inocentes. No ano de 2020, João Pedro, de 14 anos, foi morto dentro da própria casa, o tiro foi desparado por um policial durante uma operação na região periférica do Rio de Janeiro. À vista disso, vê-se como a populção população negra sofre com a violência policial no Brasil, pois os indivíduos que deveriam proteger são os que matam, mas não se baseando em crimes, e sim em cor. Dessa maneira, fica evidente que a repressão policial contra negros é um assunto que precisa ser falado.
:arrow: Bom desenvolvimento também, bem organizado, argumentativo. O mesmo do parágrafo anterior!

Conclusão
Portanto, medidas precisam ser tomadas para amenizar o problema. Logo, urge que o Ministério da Justiça e Segurança Pública (agente) crie, por meio de rodas de conversas entre os militares (meio/modo), debates sobre a questão abordada (ação). Essa ação deverá ser orientada por professores de história e psicólogos, os quais irão buscar explicar e descontruir os esteriótipos negativos sobre os negros, os debates também poderão ser abertos para o público (detalhamento), a fim de melhorar a segurança pública para essa população (efeito/finalidade). Assim, a repressão policial contra negros poderá ser diminuída.
:arrow: Sua proposta está completa e bem elaborada.

Seu texto está muito bom. Na C1 vou tirar 40 pontos, por alguns problemas de estrutura sintática, como justaposição que são bem suaves em alguns pontos, mas existem. Parabéns pelo texto, bons estudos!
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Por GlendaMorais
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#42554
@Jeniffeeee Sobre a crase eu havia pesquisado e realmente a palavra " análogo à" é acrasiado, porém não com o demonstrativo! Peço perdã por isso! Irei corrigir sua nota ok! Agora sobre os conectivos, até onde entendo há a necessidade sim de colocar termos coesivos em toda a estrutura do texto!

Paz, mesmo havendo guerra..
Educação, apesar da ignorância...
Amor, ao inves de qualquer ódio...
P.s. A procura dessa amor.... :/ :idea:
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Por Jeniffeeee
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#42617
@Ashiley, obrigada pela correção, vendo agora creio que na intro seria melhor um ponto final mesmo. Mais uma vez, valeu! ;)

.

@GlendaMorais, não tem problema, todo mundo se engana. Em relação aos conectivos eu concordo que eles precisam estar em todo o texto, mas onde você citou eu não sinto falta de um. Mas qual você sugere que eu coloque nesse texto, por exemplo?

Tudo sempre parece impossível até que seja feito.
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Avatar do usuário
Por Anna1
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#42770
CORREÇÃO DE REDAÇÃO

TEMA: Violência policial contra negros
Por: @Jeniffeeee

O seriado "Todo mundo odeia o Chris" mostra a realidade racista vivenciada por todos os negros,(1) o programa se refere, de forma crítica e descontraída, à repressão policial contra negros e às situações preconceituosas que eles vivem no dia a dia. No cenário atual, é possível notar como essa ideia ainda acompanha a sociedade, visto que muitas pessoas com descendência africana ou indígena ainda sofrem com esse problema. (2)A violência policial sofrida por esses povos ainda é muito recorrente,(3)ela tem como principal motivo o racismo estrutural e leva(4) como consequência a morte de pessoa inocentes, que são vítimas do preconceito de homens fardados.
(1) Como a Ashiley falou, ficaria melhor um ponto aqui.
(2) Faltou um conectivo para conectar os períodos.
(3) Sinto que aqui também faltou um conectivo, pois as orações não ficaram muito bem conectadas.
(4) A meu ver, ficaria melhor se você substituísse "leva" por "traz", pois o "leva" traz a noção de que esse problema não se encontra aqui no Brasil.

Comentários: Sua introdução está ótima, só se atente às observações que fiz acima ;) .

Em primeiro lugar, é necessário dizer que o racismo estrutural contribui para a problemática. (5)No Brasil colônia, a escravidão de indivíduos africanos era algo comum e lícito, uma vez que os colonizadores acreditavam em uma hierarquia de raças e etnias, a qual colocavam(6) eles como melhores e superiores que os outros pelo fato de serem brancos. Análogo a isso, essa discriminação no passado faz com que(7) se crie um esteriótipo em relação ao negro, o qual determina que este não tem valor e é inferior aos demais, (8)essa ideia errônea ajuda os policiais a porem(9) em prática o preconceito e, consequentemente, o racismo. Desse modo, é indispensável que não se relacione esses dois eixos, já que é notável a relação entre eles.
(5) A meu ver, aqui ficaria melhor se tivesse um conectivo, pois sem ele o período fica solto no parágrafo, desconectado. Entretanto, não vou penalizar isso na C4 porque eu não tenho uma sugestão de conectivo para esse contexto.
(6) Creio que esse verbo (colocavam) se refere à hierarquia, certo? Então, ele deveria estar no singular ("a hierarquia [...] colocava").
(7) A meu ver, esse "faz com que" é muito coloquial. Você pode substituí-lo por, por exemplo, "gera".
(8) Sinto que aqui faltou um conectivo, pois as orações não ficaram muito bem conectadas.
(9) Creio que "colocarem" ficaria melhor.

Comentários: Achei a sua argumentação rasa demais. Como que o preconceito estrutural contribui com a violência policial? Você diz que é devido a um estereótipo que coloca os negros como inferiores aos brancos, ok, mas, a meu ver, faltou você falar mais sobre a questão da dominação dos negros, da escravização, pois você falou (na parte da argumentação e contextualização) basicamente a mesma coisa que disse no repertório.

Por conseguinte, esse posicionamento de diversos militares acaba matando jovens inocentes. (10)No ano de 2020, João Pedro, de 14 anos, foi morto dentro da própria casa, (11)o tiro foi desparado(12) por um policial durante uma operação na região periférica do Rio de Janeiro. À vista disso, vê-se como a populção(13) negra sofre com a violência policial no Brasil, pois os indivíduos que deveriam proteger são os que matam, mas não se baseando em crimes, e sim em cor(14). Dessa maneira, fica evidente que a repressão policial contra negros é um assunto que precisa ser falado.
(10) A meu ver, aqui ficaria melhor se tivesse um conectivo, pois sem ele o período fica solto no parágrafo, desconectado. Entretanto, mais uma vez, não vou penalizar isso na C4 porque eu não tenho uma sugestão de conectivo para esse contexto.
(11) Sinto que aqui faltou um conectivo, pois as orações não ficaram muito bem conectadas.
(12) O correto é "disparado".
(13) Creio que foi erro de digitação.
(14) Seria melhor se você especificasse, colocasse "cor da pele", só para ficar mais completo.

Comentários: O parágrafo está bom, porém, a meu ver, faltou você se aprofundar mais nessas mortes (como ocorrem? Como assim matam as pessoas se baseando pela cor delas? Existe algum estereótipo de que todo negro é bandido ou algo parecido no Brasil?).


Portanto, medidas precisam ser tomadas para amenizar o problema. Logo, urge que o Ministério da Justiça e Segurança Pública(AGENTE) crie, por meio de rodas de conversas entre os militares, debates sobre a questão abordada(AÇÃO+MEIO). Essa ação deverá ser orientada por professores de história e psicólogos, os quais irão buscar explicar e desconstruir os esteriótipos negativos sobre os negros, (15)os debates também poderão ser abertos para o público, a fim de melhorar a segurança pública para essa população(DETALHAMENTO+FINALIDADE). Assim, a repressão policial contra negros poderá ser diminuída.
(15) Sinto que aqui faltou um conectivo, pois as orações não ficaram muito bem conectadas.
Comentários: Sua proposta está completa, nada a falar.
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