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Por KaioP366
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#128217
A escritora norte-americana Helen Keller, é a pessoa surdo-cega mais famosa da história, mas para isso, superou inúmeras barreiras referentes a suas deficiências. No Brasil, os cegos enfrentam diversas dificuldades semelhantes às de Keller no processo pedagógico, pois a inclusão educacional destes ainda é realizada de forma insuficiente. Com efeito, a desconstrução da desigualdade social, bem como da omissão do Estado são iniciativas capazes de fazer com que o problema seja tratado com a devida importância.

Primeiramente, a desigualdade social motiva os desafios para a inclusão de deficientes visuais na educação. Nesse sentido, o renomado romancista e ativista dos direitos humanos francês, Victor Hugo, exprime que, “o progresso roda constantemente sobre duas engrenagens, faz andar uma coisa esmagando sempre alguém”. De fato, enquanto há avanços na educação, os cegos não são inclusos e são deixados para trás, pois sem a disponibilidade de livros escritos em braille e outras opções de acessibilidade em escolas e faculdades , esse indivíduo permanecerá excluído. Dessa forma, com a desigualdade social vigente, uma educação decente para os deficientes visuais sempre será um desafio.

Em segundo lugar, a omissão estatal fomenta a exclusão de cegos no ambiente acadêmico. Desse modo, a Constituição Federal de 1988, garante o direito à educação para todos, sendo este um dever do Estado. Contudo, o Estado brasileiro não cumpre este papel, já que de acordo com uma pesquisa publicada em 2023 pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, é preciso dar mais atenção à inclusão de estudantes com deficiência visual, porque os supracitados continuam enfrentando empecilhos na escola e faculdade. Assim, enquanto a desmobilização estatal for a regra, uma formação educacional de cegos bem sucedida será a exceção.

É urgente, portanto, que medidas sejam tomadas para valorizar a formação acadêmica de deficientes visuais. Nessa perspectiva, o Ministério da Educação – responsável por promover ensino de qualidade no país – deve desconstruir a desigualdade social sofrida por cegos no processo educacional, por meio de políticas públicas, como maior integração de livros didáticos escritos em braille em escolas e universidades, bem como outras ferramentas de acessibilidade capazes de diminuir as dificuldades enfrentadas na hora do estudo. Essa iniciativa teria a finalidade de mitigar a omissão do Estado e de garantir que o Brasil seja uma nação solidária, igualitária e, de fato, inclusiva.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Por KaioP366
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#128218
@Maxy
@TavioCorteze
@lais458
@Hyque
@Sabina
@DaviCarlin

Algum de vocês pode por favor corrigir minha redação? Para aqueles que se disponibilizarem, peço que após a correção aponte os erros principais cometidos no texto, de preferência por ordem de relevância, e que me digam onde devo melhorar. <3
0
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Por lais458
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#128225
@KaioP366

1 - Desenvolvimento do tema e repertório sociocultural produtivo:

- Seu texto apresenta uma introdução bem elaborada, com uma referência à história de Helen Keller que contextualiza o problema da inclusão educacional de deficientes visuais.

- Você poderia enriquecer ainda mais seu repertório sociocultural ao citar dados estatísticos sobre a situação dos cegos no Brasil ou exemplos de iniciativas bem-sucedidas em outros países.

2- Estrutura dissertativo-argumentativa:

- Certifique-se de que sua tese esteja claramente exposta logo na introdução para guiar o leitor ao longo do texto.

3 - Argumentação e relação com o tema:

- Seus argumentos são pertinentes, abordando a desigualdade social e a omissão estatal como fatores que dificultam a inclusão educacional dos deficientes visuais.

- Para fortalecer seus argumentos, você poderia incluir exemplos concretos de casos reais ou pesquisas recentes sobre educação inclusiva no Brasil.

4- Coerência textual e recursos coesivos:

- Eu não aconselho começar os desenvolvimentos com esses conectivos.

- Procure diversificar os recursos coesivos utilizados para garantir uma maior fluidez na progressão das ideias.

5- Proposta de intervenção detalhada:

- Sua proposta final é coerente com os problemas apresentados anteriormente no texto.

- É importante detalhar ainda mais os meios pelos quais essa proposta pode ser implementada na prática, indicando responsáveis pela execução das medidas sugeridas.

Em geral, sua redação possui bons elementos estruturais e argumentativos. Para melhorá-la ainda mais:

- Busque inserir dados concretos para embasar seus argumentos;

- Utilize exemplos específicos para ilustrar suas ideias;

- Revise atentamente a pontuação e concordância verbal;

- Reforce sua tese desde a introdução até a conclusão.

Parabéns pelo esforço! Continue praticando para aprimorar sua escrita!
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