Primeiramente, a desigualdade social fomenta o não acesso à absorventes. Nesse sentido a Constituição da República Federativa do Brasil garante a igualdade dos cidadãos perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, porém, meninas de classe baixa possuem mais dificuldade para comprar absorventes, pois estes apresentam carga tributária maior do que 30%, logo, a distinção social existe, visto que, com preços elevados, moças pobres terão mais empecilhos na hora de adquirir produto. Dessa forma, com a desigualdade social vigente, a falta de acesso à absorventes sempre será um problema.
Em segundo lugar, a omissão estatal prejudica a saúde mental e física de quem menstrua. Desse modo, vale a pena trazer uma citação fundamental do importante filósofo inglês e expoente do iluminismo, John Locke: “O Estado tem como fim zelar pelos direitos dos homens ". Contudo, o Estado brasileiro não segue esse crucial requisito proferido por Locke, já que a pobreza menstrual afeta milhares de pessoas, e o Estado, mesmo com todo o seu aparato, ainda não resolveu este grave problema, descumprindo com o seu dever. Assim, enquanto a desmobilização estatal for a regra, a garanția da saúde menstrual da sociedade será a exceção.
É urgente, portanto, que medidas sejam tomadas para combater a pobreza menstrual nessa perspectiva, o Ministério da Saúde – responsável pela proteção e recuperação da saúde da população – deve desconstruir a desigualdade social que aflige pessoas que menstruam, por meio de políticas públicas, como a disponibilização de absorventes de forma gratuita através do SUS, assim diminuindo sua falta de acesso. Essa iniciativa teria a finalidade de mitigar a omissão do Estado e de garantir que o Brasil seja uma nação igualitária, saudável e, de fato, livre da pobreza menstrual.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.