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Por Higorvaz
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#124133
“Onisciente”, série brasileira disponibilizada pela Netflix, retrata uma cidade superautomatizada, totalmente controlada por inteligência artificial. Nesse prisma, fora das telas, é possível observar um cenário semelhante à realidade brasileira, posto que a crescente dessa tecnologia na atualidade afeta diversos setores, sendo, um dos mais afligidos, o mercado de design, o que é grave. Logo, analisam-se os causadores disso: setor privado e lacuna educacional.



Diante disso, culpam-se as empresas pelo problema. Isso porque elas, muitas vezes, preferem utilizar a inteligência artificial sobre a capacitação humana, gerando desempregabilidade. “Wall Street”, filme estadunidense, explora a ganância empresarial pela eficiência e pelo lucro no mundo financeiro. O filme, a esse respeito, ilustra, pertinentemente, o atual cenário de substituição da mão-de-obra humana pela máquina nessa questão: as empresas de ilustração digital, geralmente, visando ao lucro — já que, com a inteligência artificial, só precisarão arcar com custos de manutenção de “software” —, optam por utilizar essa tecnologia em vez de humanos capacitados, pois ela automatiza a tarefa deles e potencializa a eficiência dos resultados — pode trabalhar ininterruptamente, por exemplo. Por isso, muitos profissionais do design, capacitados para o trabalho, tendem a serem substituídos pela inteligência artificial, um cenário alarmante, visto que tal situação fomenta o desemprego dessas pessoas e acentua a desempregabilidade pela máquina no país. Dessarte, a ganância mostrada pela longa-metragem deve ser terminada.



Ademais, responsabilizam-se as escolas por isso. Tal responsabilização é necessária, pois muitas instituições pedagógicas não preparam os alunos para o avanço tecnológico no mercado de trabalho. Quanto a isso, Murilo Gun, educador e palestrante brasileiro, critica o ensino vigente por focar conteúdos voltados para o vestibular. Tal tese, à vista disso, se faz assertiva, uma vez que os colégios, de fato, tendem a ensinar aos discentes somente aquilo que será utilizável em concursos ou vestibulares — como a fórmula de Bhaskara —, almejando a aprovação de seus estudantes para o prestígio da própria instituição. Essa conjuntura, infelizmente, acarreta despreparo do alunado, considerando-se que aqueles que queiram seguir carreira no design irão desconhecer, a exemplo, a circunstância mencionada anteriormente por falta de informação, podendo culminar na desilusão profissional desses estudantes: frente a um cenário de declinação dessa carreira devido à automatização, podem se sentir desvalorizados e desmotivados a segui-lá, corroborando o imbróglio — haja vista que isso potencializará a ascensão da inteligência artificial nessa área e diminuirá a permanência da humana nela.


É necessário, portanto, intervir nos desleixos privado e escolar. Para isso, cabe à governança, por meio de uma parceria com o Ministério da Educação — responsável pela formação cívica nacional —, criar políticas públicas que assegurem que tal tecnologia não desempregue os profissionais desse ramo, mas, sim, auxilie-os em seu trabalho, com o fito da lógica capitalista empresarial ser mitigada. Essa criação, além disso, contará com a ajuda dos espaços de aprendizagem, que irão informar os educandos, de crianças a adultos, que almejam seguir carreira no design sobre os possíveis desafios da automatização desse cargo, resolvendo, assim, todos os problemas. Por fim, a realidade ficcional de “Onisciente” se distanciará da brasileira.

O importante não é acertar, e sim tentar. Existem aqueles que tentam, e aqueles que fracassam.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 193

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 193

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 193

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por Higorvaz
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#124135
Olá a todos e todas dessa plataforma. Voltei a postar textos aqui depois de algum tempo, então sintam-se livres para avaliar :mrgreen:

TEMPO DE PRODUÇÃO: 1h e 34m
LINHAS: 5, 10, 9, 6

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O importante não é acertar, e sim tentar. Existem aqueles que tentam, e aqueles que fracassam.
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Por Drpdc
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#124138
Higorvaz escreveu:Olá a todos e todas dessa plataforma. Voltei a postar textos aqui depois de algum tempo, então sintam-se livres para avaliar :mrgreen:

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Olá bom dia Tudo bem?
Eu gostei muito da sua redação.
Parabéns continue assim!!
Rumo ao 1000 💪💪💪💪💪
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Por Drpdc
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#124156
Higorvaz escreveu:Olá a todos e todas dessa plataforma. Voltei a postar textos aqui depois de algum tempo, então sintam-se livres para avaliar :mrgreen:

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Higorvaz escreveu:Olá a todos e todas dessa plataforma. Voltei a postar textos aqui depois de algum tempo, então sintam-se livres para avaliar :mrgreen:

TEMPO DE PRODUÇÃO: 1h e 34m
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Olá bom dia Tudo bem?
Eu gostei muito da sua redação.
Parabéns continue assim!!
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@Drpdc,

NOTA da redação: 960

C1: 200
C2:200
C3:160
C4:200
C5:200
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Por Mylike
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#124381
Vamos tentar trazer esse 1000 para o grupo no domingo,parabéns pelo ótimo texto! :D

O impossível é somente um limite estabelecido pelas nossas próprias mentes! :)
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Por Higorvaz
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#124466
Mylike escreveu:Vamos tentar trazer esse 1000 para o grupo no domingo,parabéns pelo ótimo texto! :D
Eu espero esse 1000 mais de você do que de mim! :D

O importante não é acertar, e sim tentar. Existem aqueles que tentam, e aqueles que fracassam.
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Por Kennyfervvk
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#124580
Parabéns! Continue assim que vc vai longe!
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