Primordialmente, é importante destacar a presença da referência estética inatingível que é divulgada pela mídia. Nesse contexto, é perceptível que tal padrão pode ser uma das causas para a baixa autoestima da população, e por consequência, gera o uso excessivo de filtros. Essas modificações aproximam o indivíduo do corpo tão desejado, porém, são como um gatilho que gera comparações da aparência modificada e a real. Portanto, uma medida para reduzir esse impasse seria a criação de campanhas publicitárias na internet para a publicação, principalmente vinda de figuras públicas, de fotos sem alterações.
Ademais, a divulgação em massa de cirurgias plásticas nas redes sociais mostrou-se evidente. Segundo uma pesquisa realizada pela Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS), o Brasil se tornou o país que mais realiza esses procedimentos no mundo. Dessa forma, é compreensível que essas cirurgias são realizadas principalmente para suprir a necessidade dos filtros no cotidiano. As modificações virtuais, porém, não possuem nenhum custo financeiro e conseguem atingir o mesmo objetivo que as cirurgias: modificar o corpo para o bem estar pessoal. Logo, uma alternativa para a problemática seria o fornecimento de consultas com psicólogos buscando melhorar a saúde mental e autoestima da população brasileira.
Diante dos fatos apresentados, é de extrema importância que essa problemática seja anulada ou no mínimo reduzida. Portanto, cabe ao Ministério da Saúde por meio de campanhas midiáticas na internet e em canais de televisão, a criação de projetos que visem salientar as consequências do uso extremo dos filtros nas redes sociais, incentivando a população a postagem de fotos sem modificações, além de ressaltar a importância da representação da beleza e corpo naturais na internet. Assim o Estado estará cumprindo o seu papel, e exemplos como no documentário “O dilema das redes” poderão ser evitados.
(Sou nova na plataforma, não sei bem como funciona. Me desculpem os erros, agradeço muito se alguém quiser corrigir!! )
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.