Avatar do usuário
Por Katsmoking
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#123315
TEMA: Desafios das doenças psicológicas
MODELO: Concurso (diferente do modelo ENEM)

Título: Violência Neuronal: Mundo de demandas

Segundo o escritor sul-coreano Byung-Chul Han, autor do livro “Sociedade do Cansaço”, as demandas pessoais são as maiores causas de depressão, TDAH, hiperatividade e da síndrome de “Burnout”. Sob essa ótica, a sociedade, a fim de aperfeiçoar seu desempenho e produção, se torna vítima da violência neuronal gerada pelo estabelecimento de metas inalcançáveis ao indivíduo. Dessa forma, evidencia-se o trabalho excessivo como amplificador da problemática.

Em primeira análise, é fundamental acentuar como o conceito de patologia é mitigado sob o viés de obter maior desempenho profissional. Nesse sentido, o investidor e filantropo americano Warren Buffett reitera que o trabalho excessivo não é uma virtude, é um vício. Desse modo, o sujeito contemporâneo é levado a pensar que ao submeter-se a longas jornadas de trabalho exaustivo e desgastante, todos os seus problemas serão resolvidos, desconsiderando a presença de sequelas psicológicas permanentes como a depressão e a síndrome de “Burnout”, revelando a alienação da sociedade acerca desse vício. Em suma, o axioma estabelecido sob as classes sociais de maximizar a produção produz indivíduos deprimidos e insatisfeitos com a sua situação financeira e social.

Em segunda análise, é imprescindível salientar como o local de trabalho, muitas vezes, representa um ambiente hostil para a mentalidade do empregado. A respeito disso, o filme americano “O Lobo de Wall Street” retrata um mundo caótico em um escritório de acionistas, onde o lema é superar os próprios limites ou ser superado pelos outros. Consoante a isso, fora da ficção, essa cultura trabalhista competitiva é incentivada pelo patrão que priorizando o lucro pessoal põe em risco a saúde mental dos empregados, agravando os casos de ansiedade, hiperatividade e desmotivação, mostrando a relação maligna criada ao comparar a produtividade de diferentes indivíduos. Logo, alerta-se sobre a necessidade de um bom líder para a melhoria da saúde mental das classes sociais.

Por fim, é indispensável discutir-se sobre as consequências do trabalho sobre a saúde mental da sociedade. Para tanto, evidenciam-se as metas inalcançáveis e o local de trabalho competitivo como principais geradores da violência neuronal. Assim, reafirmam-se as ideias do escritor sul-coreano para o mundo hodierno.

💕“O sonho é que leva a gente para a frente."
Frase de Ariano Suassuna
>> Peça uma correção aprofundada ;) : Correção nota 1000!
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 195

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 195

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 195

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 185

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 195

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Avatar do usuário
Por Katsmoking
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#123318
Obrigado por clicar na minha postagem!! Caso queira dar uma nota ou corrigir, observe que é uma redação modelo CONCURSO!!!
(diferente do modelo ENEM!!!)


Logo, de maneira breve, a conclusão não precisa apresentar proposta de intervenção, as teses não precisam apresentar unicamente causas para o tema e a linguagem pode ser um pouco mais argumentativa ao invés de dissertativa!!

Tudo que peço é por uma nota justa para o modelo desejado!!

💕“O sonho é que leva a gente para a frente."
Frase de Ariano Suassuna
>> Peça uma correção aprofundada ;) : Correção nota 1000!
1
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
Doenças psicológicas
por Jakezinha    - In: Outros temas
0 Respostas 
81 Exibições
por Jakezinha
0 Respostas 
84 Exibições
por Vgil31
0 Respostas 
84 Exibições
por Julia9989
0 Respostas 
119 Exibições
por Wes56178181
Retorno das doenças erradicadas no Brasil
por duda177    - In: Outros temas
1 Respostas 
174 Exibições
por hgdgc
0 Respostas 
88 Exibições
por Miya
0 Respostas 
76 Exibições
por Jackelineee
8 Respostas 
692 Exibições
por Mylike
0 Respostas 
840 Exibições
por Beamsouza
2 Respostas 
2330 Exibições
por JesusCristo

É previsto na Constituição Fe[…]

De acordo com a premissa da Lei LGPD, destaca-se q[…]

Pessoal

Meu nome é João Lucas Lopes Ferreira[…]

Pessoal

Meu nome é João Lucas Lopes Ferreira[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM