MODELO: Concurso (diferente do modelo ENEM)
Título: Violência Neuronal: Mundo de demandas
Segundo o escritor sul-coreano Byung-Chul Han, autor do livro “Sociedade do Cansaço”, as demandas pessoais são as maiores causas de depressão, TDAH, hiperatividade e da síndrome de “Burnout”. Sob essa ótica, a sociedade, a fim de aperfeiçoar seu desempenho e produção, se torna vítima da violência neuronal gerada pelo estabelecimento de metas inalcançáveis ao indivíduo. Dessa forma, evidencia-se o trabalho excessivo como amplificador da problemática.
Em primeira análise, é fundamental acentuar como o conceito de patologia é mitigado sob o viés de obter maior desempenho profissional. Nesse sentido, o investidor e filantropo americano Warren Buffett reitera que o trabalho excessivo não é uma virtude, é um vício. Desse modo, o sujeito contemporâneo é levado a pensar que ao submeter-se a longas jornadas de trabalho exaustivo e desgastante, todos os seus problemas serão resolvidos, desconsiderando a presença de sequelas psicológicas permanentes como a depressão e a síndrome de “Burnout”, revelando a alienação da sociedade acerca desse vício. Em suma, o axioma estabelecido sob as classes sociais de maximizar a produção produz indivíduos deprimidos e insatisfeitos com a sua situação financeira e social.
Em segunda análise, é imprescindível salientar como o local de trabalho, muitas vezes, representa um ambiente hostil para a mentalidade do empregado. A respeito disso, o filme americano “O Lobo de Wall Street” retrata um mundo caótico em um escritório de acionistas, onde o lema é superar os próprios limites ou ser superado pelos outros. Consoante a isso, fora da ficção, essa cultura trabalhista competitiva é incentivada pelo patrão que priorizando o lucro pessoal põe em risco a saúde mental dos empregados, agravando os casos de ansiedade, hiperatividade e desmotivação, mostrando a relação maligna criada ao comparar a produtividade de diferentes indivíduos. Logo, alerta-se sobre a necessidade de um bom líder para a melhoria da saúde mental das classes sociais.
Por fim, é indispensável discutir-se sobre as consequências do trabalho sobre a saúde mental da sociedade. Para tanto, evidenciam-se as metas inalcançáveis e o local de trabalho competitivo como principais geradores da violência neuronal. Assim, reafirmam-se as ideias do escritor sul-coreano para o mundo hodierno.
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Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 195
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 195
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 195
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 185
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 195
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.